Nessa terça-feira (21), a Atenção Básica, através do Hiperdia, esteve com sua equipe na Beira-Rio para dar continuidade ao Programa Corpo e Saúde, atendendo a todas as pessoas que procuram este espaço para se exercitar. Em Imperatriz, o programa foi implantado em 2010, com o objetivo de estimular a prática de hábitos saudáveis como forma de prevenir doenças, sobretudo as que afetam o coração.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Aguiar, “o Programa Corpo e Saúde em Imperatriz é desenvolvido às terças e quintas-feiras em dois pontos estratégicos da cidade: a Beira-Rio e o Aeroporto, a partir das 5h30 e se estendendo até às 7h.
A equipe do Programa Corpo e Saúde é composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas, educadores físicos e fisioterapeutas. De acordo com Vanessa Aguiar, “esta é uma equipe que está muito bem preparada para atender à população imperatrizense”.
No Aeroporto e na Beira-Rio, explica ainda a coordenadora do Hiperdia, “profissionais de saúde estão à disposição da comunidade para prestar informações e distribuir material educativo sobre como se prevenir e controlar doenças como o diabetes e a pressão alta a partir de hábitos saudáveis”.
A aferição da pressão arterial e a medição da taxa de açúcar no sangue são procedimentos básicos realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, um profissional de educação física está sempre de plantão para ensinar exercícios aeróbicos e a forma correta de se exercitar.
Esta iniciativa da Secretaria de Saúde tem um caráter essencialmente preventivo. Nos últimos anos, a saúde preventiva vem sendo um desafio constante para médicos e órgãos governamentais de todo o mundo. Alimentação correta e mudança de hábitos são algumas dicas para prevenir as doenças mais comuns.
Medidas simples como esta podem ajudar as pessoas a cuidarem melhor da saúde e assim evitar a ampliação do número de internações nos hospitais da cidade. O cuidado com o corpo reflete imediatamente na melhoria da qualidade de vida. Uma boa noite de sono, por exemplo, é a consequência da prática de exercícios diários. Consultar o médico periodicamente para fazer o famoso check-up e fazer exames clínicos também diminui, e muito, o risco de doenças. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14485
Comentários