A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), representada pelo secretário Arnaldo Alencar, esteve presente na solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, realizada no auditório da Câmara Municipal, na manhã de ontem (02). Durante o mês de outubro, várias ações serão desencadeadas em Imperatriz para alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. Este ano, o que se espera é aumentar o número de pessoas envolvidas neste projeto e ampliar a informação acerca da importância da prevenção.
Segundo a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), Graça Dantas, “neste mês, que é considerado o mês Rosa Mundial, dedicado ao câncer de mama, há a orientação das mulheres para a importância da prevenção ao câncer de mama”.
A Saúde da Mulher do município de Imperatriz tem parcerias com o Hospital São Rafael, com a Oncoradium e com a Associação dos Portadores de Câncer (Ampare).
O mês de outubro será voltado para a problemática do câncer de mama. Mais de 1,4 milhão de mulheres são acometidas no mundo por este tipo de câncer. Serão proferidas palestras e feitas divulgações para que a população seja sensibilizada para esta doença.
O Posto de Saúde da Vila Lobão terá programação especial com os médicos oncologistas de Imperatriz, no próximo dia 20 (Ação Comunitária). A programação oficial conta, ainda, com palestra do médico Gumercindo Filho, na Associação Médica, no dia 19; palestra no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no dia 23; Dia da Autoestima (25); Ação Musical e Panfletagem no Imperial Shopping (dia 26) e caminhada de encerramento do ‘Outubro Rosa’, da Praça Brasil à Praça de Fátima (dia 27).
Logística - Toda mulher deve se encaminhar ao posto de saúde próximo à sua residência para receber a orientação necessária. Na Saúde da Mulher existe o Centro de Especialidade. Segundo Graça Dantas, “é importante lembrar que o Ministério da Saúde preconiza que toda mulher deve fazer a sua mamografia a partir dos 40 anos de idade. É um processo semelhante à citologia do colo de útero. Ao chegar à Unidade de Saúde, é necessário apenas preencher um questionário de mamografia”.
Feita a mamografia e detectado algum problema, a Semus dispõe de duas mastologistas na Saúde da Mulher, onde recebem o tratamento correto. No caso do Câncer do Colo de Útero, há parceria entre a Semus e o Hospital São Rafael. Tudo que não é resolvido no Centro de Especialidade do Paism é encaminhado para o Hospital São Rafael para o devido tratamento.
Uma vez curada, a paciente é encaminhada para a chamada “Contra-Referência”, que é o tratamento posterior ao procedimento de Referência, sob a responsabilidade do município.
Outubro Rosa - O movimento popular internacionalmente conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, entre outras. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14520
Secretaria de Saúde é parceira do Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama
Várias ações serão realizadas em Imperatriz para alertar população sobre a doença
Comentários