A forma mais eficiente de prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. E para a www.aids.gov.br/pagina/introducao-0”camisinha chegar aos cidadãos é preciso um esforço conjunto que, em Imperatriz, é conduzido pelo núcleo de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O preservativo começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde em 1994. E está disponível nas unidades básicas de saúde, centros de testagem e aconselhamento, serviços especializados, bancos de preservativos. Além disso, é distribuído em ações de prevenção como a que foi realizada ontem (1º), em uma parceria entre o núcleo de DST/Aids e Corpo de Bombeiros.
Mesmo com as campanhas divulgando os perigos da doença e promovendo a importância do preservativo, ele ainda é visto como inimigo do prazer. Justamente porque surge o mito que usar é sinal de infidelidade e desconfiança e ainda, existe a questão prática que envolve a geração, ou seja, idade do seu namorado. Homens com mais de 45 anos passaram boa parte da vida sem se preocupar com a Aids, sendo os primeiros casos notificados nos anos 80.
O evento aconteceu no Caminho do Aeroporto e faz parte de uma estratégia para minimizar a resistência quanto ao uso do preservativo. A ideia é reforçar a importância de utilizar a camisinha em todas as relações sexuais. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14418
Comentários