Não é só o Socorrão que está com a demanda nas alturas. Na Reunião da Comissão Perinatal de Imperatriz e região, com foco na humanização dos partos, realizada na última sexta-feira (01), foi revelado que cidades como Açailândia e Balsas também mandam pacientes para Imperatriz quando há complicação no nascimento de crianças.
Recentemente, uma jovem de 26 anos faleceu no Hospital Regional (rede SUS) porque houve um descolamento da placenta e ela precisava urgentemente do sangue tipo O+. Não havia estoque. Em seu cartão SUS, constavam apenas duas consultas de exame pré-natal.
De acordo com a apoiadora da Rede Cegonha, Benta Lopes Silva, “todo o processo preconizado pelo programa do Ministério da Saúde é aplicado diariamente nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de humanizar o atendimento”. É também uma forma de desafogar a imensa demanda oriunda de outras cidades para Imperatriz.

Estatísticas - Com vinculação à rede SUS, o Hospital Regional realiza de 700 a 800 partos por mês. Esse número representa um percentual de 98% dos partos hospitalares realizados em Imperatriz, sendo 88% deles realizados por médicos e, destes, 46,5% são cesarianas.
Outros números muito importantes no processo de humanização dos partos revelam que 25% dos óbitos infantis são causados pela asfixia intraparto, que atinge o feto ou o recém-nascido com má oxigenação de múltiplos órgãos.
Demanda alta de outros municípios - O constante aumento de pacientes vindos de outros municípios traz diversas consequências, inclusive na busca pela atenção humanizada, haja vista o trabalhador da saúde ser o terceiro mais acometido pelo stress no trabalho, sobretudo causado por transtornos mentais.
Segundo Benta Lopes, “o trabalho tem que ser fonte de prazer e não de sacrifícios, principalmente quando se trata do nascimento de uma criança”. A preocupação com o assunto é tão grande que já foi formado um comitê municipal de prevenção e investigação do óbito materno e infantil, resultado do Fórum “Imperatriz diz sim à vida da mulher que gera vida”, realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2011.