Todas as ações a serem desenvolvidas devem ser definidas agora dentro dessa programação, pois só é possível atender aos anseios da sociedade com este plano

Participaram do encontro Alair Firmiano, indicado ao cargo de secretário municipal de Saúde, as assessoras de Planejamento e Projetos Especiais, Sormanne Branco e Isabel Macedo, a diretora do Hospital Municipal (Socorrão), Mariana Jales, e todas as coordenações de programas da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo, segundo explicou Alair, é colocar em prática o projeto de Governo do prefeito Assis Ramos, que é de fazer um trabalho partindo do princípio de planejamento integrado e gestão participativa.
"Estamos reunindo todos os coordenadores para definir o método mais eficaz de desenvolver um bom trabalho, a partir da descentralização do planejamento e integração dos profissionais, porque trazendo essas coordenações para perto da gente, fazendo discussões e orientando-os, é que realizaremos nossas atividades de forma mais eficiente", informa Alair.
Na pauta, foi discutida a elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS 2017). Segundo ressalta uma das assessoras de planejamento, a reunião tem como foco principal incentivar a cooperação técnica e o envolvimento de todos os setores com o objetivo de identificar as reais necessidades, bem como as prioridades dentro de cada programa.
"Todas as ações a serem desenvolvidas no ano devem ser definidas agora dentro dessa programação. E só é possível atender aos anseios da sociedade se construirmos esse plano com a colaboração de cada um que conhece as especificidades do seu setor. E gestão compartilha é isso, é trabalharmos juntos, respeitando os conhecimentos de todos", ressalta Isabel ao falar da necessidade de se fazer esse planejamento junto aos coordenadores.
Para tanto, além da explanação feita por Isabel e Sormanne, ficou agendada ainda uma oficina técnica para capacitar e tirar dúvidas dos coordenadores em relação a planejamento, produção de relatórios e desenvolvimento de ações.
Vale ressaltar que com base no plano municipal de saúde vigência 2014 a 2017, as prioridades destacadas pelos respectivos setores da rede de saúde do município, antes de serem anunciadas para toda a população deverão ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, respeitando assim a legislação do SUS. (Maria Almeida-ASCOM/PMI)