Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove ações que colaboram para o controle do diabetes, bem como a adoção de medidas educativas que possam informar às pessoas sobre a doença, tais como o tratamento, a redução das complicações, o autocuidado e a educação em saúde para esses portadores. Dessa maneira, a Atenção Básica, através do Programa Hiperdia, promoveu na última terça-feira (13) mais uma ação efetiva para alertar a população.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 traz como tema ‘Diabetes: Educar para Prevenir’. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com os portadores de diabetes.
É preocupante o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção a Semus promove ações preventivas, tendo em vista que o Diabetes Mellitus é reconhecida como um agravo debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.
Prevenção
Um dos meios de prevenir o diabetes é praticar exercícios físicos e manter o peso, além de estabelecer uma alimentação saudável. Com essas medidas, o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%. Os testes de taxa de glicose poderão ser realizados em qualquer Unidade de Saúde ou no Programa de Saúde da Família (PSF) e é um direito do usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), garantido pela Lei nº 11.347.
Sintomas
Sede intensa, fome intensa, perda de peso (mesmo sentindo fome além do habitual), cansaço inexplicável, aumento do volume urinário, cicatrização difícil e infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, além de impotência sexual e problemas na visão. Histórico familiar com diabetes faz com que haja mais probabilidades de a pessoa manifestar a doença.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Aguiar, o município de Imperatriz, através da Atenção Básica, vem adotando várias estratégias e ações para reduzir os casos de Diabetes, além de adotar políticas de alimentação e nutrição, de promoção da saúde com ênfase na escola, fomento ao desenvolvimento de atividade física e, ainda, assessoria e capacitação nas ações de atenção à Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica, sobretudo na rede básica de saúde.
“Todas essas ações têm como foco principal estabelecer para o cidadão uma melhor qualidade de vida, prevenindo agravos cardiovasculares e complicações por Diabetes que podem levar a amputações, a exemplo da amputação de dedos e pés, além de problemas de insuficiência renal crônica”, disse Vanessa Aguiar.
A coordenadora do Hiperdia lembra, ainda, que grande parte da população é portadora da doença e não sabe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 8% da população sofre com o problema da diabetes e cerca de 50% dessas pessoas desconhecem que tem a doença. O fator hereditário, aliado a obesidade, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada são elementos que contribuem para a manifestação da diabetes. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14556
Secretaria de Saúde de Imperatriz alerta população sobre Diabetes
Evento realizado na Praça Brasil mostra crescimento da doença e meios de prevenção
Comentários