Com a exibição de vídeo institucional, Conceição Madeira, secretária municipal de Saúde, e sua equipe apresentaram os indicadores que apontam as melhorias implantadas em diversos setores da saúde municipal em Imperatriz nos últimos doze meses.
A 'prestação de contas' da pasta da saúde foi realizada ontem (10), pela manhã, no auditório da SEMUS com a participação do prefeito Sebastião Madeira; do Deputado Federal Francisco Escórcio; do vice-prefeito Luiz Carlos Porto; dos vereadores Hesmeradhson de Pinho e Terezinha Soares; secretários municipais; representantes do Conselho Municipal de Saúde e servidores.
Em sua fala, Conceição Madeira destacou a importância do engajamento de todos no desenvolvimento dos trabalhos da SEMUS, que segundo ela, implicou em bons resultados. "Tudo isso é esforço de cada pessoa da saúde, e da determinação do prefeito em investir muito mais do que manda a lei", afirmou Conceição, ressaltando seu desejo de continuar com o mesmo empenho em 2014. A Secretária lembrou ainda que gerir as questões da saúde pública de Imperatriz e das demais cidades que vem para cá em busca de atendimento, é uma tarefa quase impossível de ser realizada; "Problemas? Temos! Mas procuramos resolvê-los na medida do possível", assegurou.
Já o coordenador da Atenção Básica do Município, Anderson Nascimento, assim como Alberto Clésio, coordenador da Rede de Saúde Mental e o Diretor do HMI, Alisson Mota que também fizeram uso da palavra, concentraram suas falas na apresentação das conquistas e das ações desenvolvidas por seus respectivos departamentos no decorrer do ano.
Madeira iniciou seu discurso exaltando sua felicidade em observar as apresentações que mostraram os extraordinários avanços da medicina em Imperatriz. "Aqui quando se fala em medicina as pessoas só se lembram do atendimento no Hospital, mas vimos que o trabalho da SEMUS vai muito mais além, prestando assistência à nossa população com oferta de diversos serviços. Temos aí, o programa de combate a hanseníase, que ajudou a reduzirmos em mais de 60% o índice de casos de hanseníase no município; o programa de imunização e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que presta um excelente trabalho e é reconhecida nacionalmente como uma das melhores do país", exemplificou o prefeito.

Algumas das conquistas apresentadas:
No HMI: Credenciamento da Residência Médica; Implantação da ala de urologia e da ala para pacientes portadores do vírus HIV; Criação da Comissão de Transplante e Captação de órgãos; Aquisição de novos equipamentos (como por exemplo, aparelho ultrassonografia). Redução da carga horária dos enfermeiros de 15 para 10 plantões e Humanização do Atendimento.
Atenção Básica: Contratação de novos funcionários por meio de concurso público, ampliação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), implantação das Academias da Saúde, adesão ao Pré-natal de baixo risco nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), com aumento de oferta de exames e diminuição no tempo para emissão de resultados. Total funcionamento de 42 programas e 38 postos de saúde.
Além destas, foram citadas também a cobertura vacinal que superou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), o que tem influenciado na melhoria na saúde das nossas crianças, idosos e gestantes; O trabalho desenvolvido pelo Programa Consultório na Rua e pelos Programas Municipais de Combate a Tuberculose, a Hanseníase e a Dengue, que são considerados modelo no Estado e na Região Norte Nordeste. Vale ressaltar que Imperatriz foi o primeiro município do Brasil a realizar teste rápido para diagnóstico da hanseníase, o que deu celeridade ao processo de detecção e tratamento da doença.
Empenho - Apresentado pelo prefeito como um dos parceiros na luta por melhorias na saúde em Imperatriz, o deputado federal Chiquinho Escórcio fez questão de afirmar que o trabalho da titular da SEMUS, Conceição Madeira, tem sido fundamental para a garantia do funcionamento e da melhoria de um dos setores fundamentais da gestão municipal.
Escórcio ressaltou ainda que apesar dos avanços conquistados, ainda há barreiras a vencer, principalmente a destinação de recursos para a otimização do trabalho.
"Imperatriz não é capital da saúde. É preciso que tanto o Governo Federal quanto o Governo do Estado olhem ainda mais para este município. Todas as conquistas para a saúde de Imperatriz nós temos conseguido é com muita luta administrativa e em função do desempenho do Madeira que sempre toma decisões sensatas e certeiras, como foi no caso da nomeação da sua esposa para gerir a pasta da saúde - em um momento em que todos duvidavam da capacidade da mesma. E hoje vemos aqui o trabalho feito por ela, e podemos atestar que a decisão foi certeira".