A escola Domingos de Moraes, no Recanto Universitário, foi beneficiada com o plantio de 40 mudas na área interna, atendendo solicitação feita ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). O exercício de arborização, na manhã de ontem (12), buscou reforçar a conscientização ambiental, valorizar o espaço com o cultivo de plantas e envolver a comunidade, em nome da preservação ambiental.
A iniciativa organizada pela unidade de ensino contou com a presença do padre Francisco Rodrigues, da paróquia Santa Tereza D'Ávila, representantes do NEA, além de coordenadores e alunos da escola.
Antes de começar o plantio das mudas, o padre abençoou o espaço, fez uma breve reflexão e mencionou a Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda a preservação dos biomas. "Nós somos seres humanos e como tais, devemos preservar a vida, devemos cultivar as plantas", ressaltou o padre Francisco.
De acordo com Wilma Bandeira, coordenadora do colégio, as mudas foram solicitadas à Semmarh. "Eles acharam interessante, colocaram dentro de um macroprojeto e junto a essa parceria, nós estamos desenvolvendo essa ação tão importante para a escola e a comunidade", afirmou.
O engenheiro florestal e coordenador de Áreas Protegidas e Paisagens do NEA, Jorge Mignoni, explicou como funcionam os projetos para arborizar a cidade. "Essa é uma ação que a Secretaria realiza em parceria com órgãos públicos, escolas e comunidades de bairros, atendendo a uma solicitação ou quando vemos a necessidade em determinado local. A gente faz o projeto, seleciona as mudas e faz o plantio", explicou.
Ângela Lima, coordenadora do NEA, também esteve presente e destacou a importância desse tipo de iniciativa. "O Núcleo acompanha e faz o trabalho educativo com as crianças sobre o plantio e cuidados com as árvores, para que possamos ter áreas protegidas em nossa volta", destacou. (Sara Batalha - ASCOM/PMI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15861
Secretaria de Meio Ambiente arboriza escola do município
Atividade educativa busca ampliar áreas protegidas
Comentários