O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), realiza visitas técnica a empresas situadas na região sul do estado. As visitas são parte da estratégia de fomento às cadeias produtivas e de valorização do empreendedor maranhense.
Ao lado de técnicos da Seinc, o secretário Simplício Araújo visitou a Saborativo, fábrica de condimentos, molhos e especiarias, 100% maranhense. A empresa, localizada em Imperatriz, emprega atualmente 20 funcionários em um espaço de 750m².
Também em Imperatriz, a equipe visitou a Palate, empresa de laticínios que produz leite em pó, manteiga e queijo. A empresa tem capacidade de produzir 140 mil litros de leite por dia e conta com 450 tanques para captação.
Em Governador Edison Lobão, a empresa visitada foi o Curtume Santa Maria, especialista na produção de couros. A empresa será uma das beneficiadas com o novo planejamento feito pelo governador Flávio Dino para a cadeia da carne e couro, que visa sensibilizar os elos das cadeias produtivas, informando sobre os programas de incentivo estaduais e estimulando o produtor.
Já em Açailândia, o empreendimento visitado foi Aciaria Gusa Nordeste, do grupo Ferroeste, que atua no Maranhão desde 1990 e, atualmente, gera mais de 2.300 empregos diretos. Com uma capacidade para produzir 600 mil toneladas ao ano, de vergalhões e fio máquina, a aciaria tem uma importância fundamental para a cadeia produtiva minero metalúrgica.
Para o secretário Simplício Araújo, as visitas devem ser constantes, pois é conversando com os empreendedores que o Governo do Estado poderá direcionar, da melhor forma possível, suas ações para desenvolver e fomentar o setor produtivo.
“Cada segmento possui particularidades e problemas distintos. A fábrica de condimentos é um exemplo de como o Governo está trabalhando cada setor. Após a rodada de negócios promovida pelo programa Maranhão Mais Produtivo, a Saborativo foi selecionada para fornecer seus produtos à rede Mateus. Assim como ela, outros empreendimentos devem ser incentivados pelo estado”, destacou o secretário Simplício Araújo.
O trabalho em prol das cadeias produtivas maranhenses, segundo o secretário de Indústria e Comércio está apresentado bons resultados. “As discussões para os ajustes de cadeias produtivas, como as da avicultura, álcool e açúcar, já estão atendendo as demandas dos segmentos. Tenho certeza que o governo Flávio Dino está no caminho certo para fortalecer o ambiente empreendedor do Maranhão, gerando emprego, renda e alavancando a produção dos produtos locais”, disse.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15411
Comentários