Com o tema "O papel do jovem no mundo contemporâneo", a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, através da parceria firmada entre o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e o Programa Municipal de DST/HIV e AIDS, realiza hoje (12) e amanhã (13) o VI Seminário dos Adolescentes e Jovens multiplicadores das escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB - Praça União).
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, explica em que consiste o Projeto Saúde e Prevenção nas escolas. "O Projeto tem como eixo de atuação a prevenção e realiza atividades com os alunos da rede pública municipal com abordagem de temáticas relacionadas à sexualidade, prevenção às drogas, DST/HIV e AIDS, abuso sexual, gravidez na adolescência, convívio familiar, dentre outros, através de palestras, debates e oficinas. O SPE prioriza a reflexão, reavaliando as potencialidades e os limites da educação preventiva, questionando profundamente seus próprios objetivos e buscando referenciais eficazes e éticos para realizar uma cultura de prevenção e a educação em saúde".
Valdina dos Santos Aguiar, coordenadora do SPE, explica as ações do seminário. "O VI Seminário é uma ação necessária onde serão desenvolvidas atividades como palestra, oficinas, roda de conversa e momento lúdico, com o objetivo de proporcionar ao/a adolescente/jovem a percepção do seu entorno, contribuindo com esse público para a promoção de atitudes de prevenção, participação e promoção da sua própria saúde através dos debates, diálogos e demais atividades que serão realizadas no encontro".
Valdina esclarece ainda que o Ministério da Saúde define que o trabalho com essa temática exige uma abordagem pedagógica incluindo informação, reflexão, emoção, sentimento e afetividade exigindo uma ação interdisciplinar. Nesse sentido, a equipe do SPE é constituída pela pedagoga e mestre em Educação Antonia Márcia Meireles Ramos, pedagoga e enfermeira Elisângela Balbino Lago Cunha, pedagoga e especialista Francisca Almeida Setúbal, a professora e assistente social Maria Edileuza Alencar Silva, médico obstetra e terapeuta sexual Pedro Mário Lemos e a bióloga e psicopedagoga/professora Valdina dos Santos Aguiar.
Parcerias - Para realização do evento, foi necessária a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na pessoa da professora Dra. Sheila Nunes, e os alunos do Curso de Ciências Biológicas, professores de Educação Física e especialistas Moisés Charles Ferreira Santos (coordenador), Isnande Mota Barros, Cleyton Dias e professores/as de Educação Física da Unidade de Ensino UNISULMA, advogada Viviane Nóbrega, coordenadora do Programa de Combate ao CRACK. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários