Na manhã dessa quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Setor Pedagógico, realizou reunião geral com gestores escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz. Na pauta, orientações sobre a aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil 2014 e socialização dos resultados da primeira etapa.
De acordo com Genilza Sipião, coordenadora dos Anos Iniciais do Setor Pedagógico da SEMED e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC; a Provinha Brasil avalia a alfabetização infantil.
"A Avaliação da Alfabetização Infantil - Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, utiliza a Provinha Brasil como meio de aferir os resultados".
Genilza explicou ainda que a Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.
Para Luzileide Santos, gestora da Escola Castro Alves II, as orientações e o acompanhamento da Secretaria de Educação é imprescindível para as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
"Na Escola Castro Alves II, cerca de 43 alunos participam da Provinha Brasil este ano. Quando somos convidados pela SEMED a participar dessas reuniões de orientações e formações, ficamos felizes porque nos são dadas informações de grande proveito para passarmos aos nossos professores e sanar nossas dúvidas. Além disso, recebemos orientação sobre o preenchimento de fichas no site do Ministério da Educação sobre a aplicação da Provinha Brasil".
Durante a reunião, foram prestados ainda esclarecimentos aos gestores sobre: calendário de reposição de aulas de professores que aderiram ao movimento grevista, Censo Escolar e participação das escolas municipais no Salão do Livro de Imperatriz de 2014. (Luana Barros - ASCOM)
Comentários