A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) encerrou ontem as atividades das turmas do Programa Se Liga, que integra a Rede Crescer do Instituto Ayrton Senna junto aos programas Gestão Nota 10, Circuito Campeão e Acelera Brasil, desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz desde maio deste ano.
De acordo com Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, “os programas são resultado da parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), com a empresa Suzano Papel e Celulose e o Instituto Ayrton Senna; e tem o objetivo de combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida”. (Comunicação)
Sobre os programas:
“Gestão Nota 10” - Ao todo, 90 escolas de toda a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz serão atendidas pelo programa “Gestão Nota 10”, que é dirigido aos gestores de educação, oferecendo formação continuada para esses profissionais. A proposta é elevar a qualidade da aprendizagem e fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho; preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida.
• “Circuito Campeão” - Programa de gerenciamento da aprendizagem nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental que acompanha os resultados das referidas séries/anos. Tem como objetivo garantir o sucesso de todos os alunos nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, de maneira a atuar preventivamente para que as redes de ensino não “produzam” o fracasso.
• “Se liga” - Programa destinado a crianças não alfabetizadas e ajuda a corrigir o fluxo escolar do ensino fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
• “Acelera Brasil” - Programa emergencial, de correção de fluxo do ensino fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.
Comentários