Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio do Setor de Educação Infantil, realiza, em parceria com o Sistema de Ensino Projecta Melhor Escola - “Escola e Pais”, em creches e escolas da Rede Municipal de Ensino, evento com o objetivo de convidar pais a, com sua presença, realizar uma aliança entre família e escola, construindo uma educação de qualidade que contribua para o desenvolvimento humano dos alunos.
Mensalmente, o Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola, em parceria com a Semed, realiza visitas técnicas e reunião de pais nas escolas que possuem séries iniciais e creches da rede municipal de ensino.
“A proposta é desenvolver as ações que compõem o planejamento do Sistema Projecta - Melhor Escola, utilizado na educação infantil e creches do município. O programa atua na área pública em todo o país e proporciona uma forma de trabalho sistêmica, alinhando os esforços de todas as partes interessadas no alto desempenho dos alunos, e destina-se às atividades de aperfeiçoamento dos professores da Educação Infantil, fornecendo recursos pedagógicos para compreensão e utilização do material didático utilizado na rede de ensino público do município e realiza plantões pedagógicos, reuniões de pais e visitas técnicas nas escolas”, declara o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro.
As visitas têm como objetivo, conforme esclarece Kátia Vanessa Andrade, conhecer a realidade das escolas e das comunidades. “Agradecemos aos pais que percebem a importância dessas reuniões e comparecem. Estamos visitando as escolas e as creches e conhecendo as dificuldades e os bons resultados de cada escola, cada comunidade e as famílias dos alunos do município. O objetivo é que os pais percebam a relevância em contribuir com a educação de seus filhos”.
Durante a reunião de pais, nomeadas como “Escola de Pais”, Kátia explica uma importante diferença entre o papel da escola e o da família.
“A escola tem a função de ensinar as crianças a ler, escrever, operações matemáticas e todo o conhecimento que é sistematizado pelo Ministério da Educação, mas a família tem a função de educar, dentro dos valores e princípios morais”. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14413
Comentários