Neste domingo (04) comemora-se o Dia do Orientador Educacional. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) comemora a data explicando em que consiste a função e divulgando as ações desenvolvidas pelo Setor de Orientação Educacional (SOE) dentro da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz.
“Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional”, afirma Ovídia Muniz Portilho, coordenadora do SOE.
Além da coordenadora, o setor é composto pelas orientadoras educacionais Elane Araújo, Vera Lúcia de Jesus e Eurilene Alves Lima.
Ovídia explica ainda que “a Orientação Educacional se propõe em ser um processo educacional organizado, dinâmico e contínuo. Atua no educando, através de técnicas adequadas às diferentes faixas etárias, com a finalidade de orientá-lo na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo, de suas capacidades e dificuldades oferecendo-lhe elementos para um ajustamento harmonioso ao meio escolar e social em que vive”.
Segundo a coordenadora, as ações de Orientação Educacional envolvem o assessoramento do professor no acompanhamento e compreensão de sua turma, integrando-se às diversas disciplinas, assessora o professor no acompanhamento e compreensão de sua turma, avalia e encaminha; assessorar o professor na classificação de problemas relacionados com os alunos, colegas, etc; desenvolver uma ação integrada com a coordenação pedagógica e os professores visando a melhoria do rendimento escolar, por meio da aquisição de bons hábitos de estudo.
Objetivos específicos relacionados aos pais
- Oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos, para maior auto realização dos mesmos;
- Garantir o nível de informações a respeito da vida escolar dos alunos;
- Interpretar e encaminhar dúvidas, questionamentos.
Ações do SOE em Imperatriz: O Serviço de Orientação Educacional desenvolve o projeto “Escola que protege” e programa CRESCER, ambos com objetivos de garantir os direitos de crianças e adolescentes. Ovídia Muniz, coordenadora dos projetos, explica que o Projeto Escola que Protege é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação; Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Em 2009 foi dada uma formação continuada para professores, coordenadores, gestores e técnicos da educação de Imperatriz para que o projeto pudesse ser implantado nas escolas.
· Projeto Escola que Protege: visa mobilizar escolas da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de ações e projetos pedagógicos voltados para o enfrentamento e prevenção das diferentes formas de violência contra criança e adolescente, bem como, para a efetivação e defesa dos seus direitos. O projeto já atendeu cerca de 1.200 alunos, 1300 pais e responsáveis e 200 gestores, coordenadores e professores.
· Programa CRESCER: prevê ações de combate a evasão e fracasso escolar através do acompanhamento da infrequência por meio da FICAI - Ficha de Monitoramento e Acompanhamento do Aluno Infrequente. O Programa conta com a parceria do Ministério Público, Conselhos Tutelares. Atende pais, alunos e professores. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14268
Comentários