A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) tem realizado em 2011 encontros de estudos e formação continuada com professores de quinto e nono anos do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino.
A finalidade dos encontros, conforme esclarece Ivetilde Delgado, coordenadora do Departamento Pedagógico da SEMED, é discutir as matrizes que compõem a Prova Brasil e realizar estudos específicos das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.
“O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida em Imperatriz e, assim, elevar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No IDEB divulgado em 2010, tivemos 54 escolas que atingiram ou superaram as projeções do Ministério da Educação e algumas atingiram ou superaram a média nacional. Queremos que este ano mais escolas atinjam este resultado”.
Ivetilde Delgado explicou ainda que a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Seu o objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Incentivo às escolas que obtiverem melhor IDEB
Em 2010, 54 escolas da rede municipal alcançaram ou superam as projeções do Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009 divulgado em meados de 2010. Em um evento realizado em março de 2011, com o objetivo de reconhecer publicamente resultados alcançados por estas escolas, o prefeito Madeira ressaltou sua satisfação com o bom índice que a educação de Imperatriz tem atingido e divulgou que a partir deste ano as escolas que alcançarem ou superarem as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação receberão um incentivo, através de um valor que será acrescido no salário de todos os funcionários da escola.