A Secretaria de Desenvolvimento Social - Sedes, por iniciativa da secretária Miriam Ribeiro, iniciou nesta semana um cronograma de reuniões com líderes comunitários, religiosos e políticos dos bairros referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, com o objetivo de esclarecer um pouco mais sobre as políticas da assistência social promovidas pelo município de Imperatriz; a importância dos CRAS para a comunidade; divulgar projetos de inclusão produtiva e, sobretudo, fortalecer parcerias entre a SEDES e os líderes de bairros.
Os encontros iniciaram com representantes dos bairros que integram o grande Cafeteira e o grande Santa Rita e se estenderão aos líderes dos bairros referenciados pelos CRAS Santa Lúcia e Bacuri.
Para a idealizadora do projeto, Miriam Ribeiro, a pretensão desses encontros é fazer com que os líderes de bairros estejam mais próximos das ações da assistência, ajudando a pulverizar os projetos no bairro, sendo o elo entre o CRAS e as famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
"Nós precisamos estar em conjunto com as pessoas que estão lá na ponta, ainda mais próximas da comunidade, conhecendo os riscos e vulnerabilidade das famílias que nós ainda não chegamos, nos ajudando a implementar projetos e divulgando nossos cursos de capacitação profissional, seja em reuniões da própria associação, nas igrejas ou em conversas informais. O importante é que a população que precisa do nosso serviço esteja ciente das nossas atividades no CRAS".
Durante a conversa, foi reforçado pela coordenadora do CRAS Cafeteira, Naliane Borges, que com o estreitamento das parcerias com os líderes, o trabalho do CRAS pode ser estendido para outros bairros.
"Poderemos levar os cursos de inclusão produtiva para os bairros, nos espaços das igrejas e associações, principalmente os cursos de depilação, manicure, pintura, bordado e maquiagem, que não precisam de muitos equipamentos".
Geane Carvalho dos Santos, capelã e agente comunitária, observou que a reunião foi de grande relevância. "É de fundamental importância os gestores da cidade se reunirem com as lideranças, porque é a liderança que está lá junto da comunidade. Sempre que o povo faz algum questionamento é para a liderança do seu bairro, e o líder, por sua vez, precisa estar sempre informado. Então, esse encontro foi uma atitude sábia da secretária. Com essa maior proximidade com o CRAS, vai melhorar em todos os aspectos para a nossa comunidade".
Outro a elogiar a ação foi o presidente da Associação de Moradores da Vila Chico do Rádio, Wilson da Silva. "Nunca tinha visto uma atitude dessa. A secretária percebeu que o líder de bairro está aqui para somar, para ajudar a fazer o melhor para a comunidade", disse. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14977
Secretária de Desenvolvimento Social reúne lideranças de bairros
"A intenção é aproximar ainda mais a Assistência Social da comunidade", diz Miriam
Comentários