A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção – SEAAP, em parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose, iniciou, junto às associações de agricultores familiares das comunidades da Estrada do Arroz, a colheita de feijão e milho referente à safra 2015/2016.
O secretário-adjunto da SEAAP, Hélio Gregório Fraga, explicou que as associações recebem capacitação e assistência técnicas por meio dos profissionais qualificados da Secretaria de Agricultura durante o período de plantio e colheita dos grãos. “Conforme determina o prefeito Sebastião Madeira, a princípio é realizada uma visita na área do plantio para uma análise do solo. Após um diagnóstico detalhado, as associações recebem todo o apoio necessário durante o plantio e colheita”, explicou.
Fraga explicou ainda que, a pedido do prefeito Sebastião Madeira, foram implantadas 42 associações de produtores da agricultura familiar no município, dando-lhes suportes, orientado-os sobre a formação de parcerias e integração entre as organizações associativas. “Auxiliamos esses produtores no preparo do solo, na distribuição de sementes e no transporte da produção do campo à comunidade para, em seguida, serem inseridos no mercado consumidor”, concluiu.
O programa de distribuição de sementes é desenvolvido em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural - AGERP. Desde o início do ano, já foram distribuídos mais de doze toneladas de sementes aos agricultores rurais de Imperatriz. A SEAAP atua na distribuição das sementes e no acompanhamento do plantio junto aos pequenos produtores rurais do município. (Francisco Lima / ASCOM)
Comentários