Este ano, além das tradicionais apresentações das escolas, instituições civis e militares, o desfile de 7 de setembro também contou, pela primeira vez, com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAAP). Na ocasião, o órgão expôs suas ações voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar que desde 2009 o município tem realizado continuamente.
Em 2013, o município se tornou autossuficiente na produção de hortaliças. Além de abastecer o comércio local, asilos, redes de ensino público e privado, Imperatriz passou a atender às cidades vizinhas. Nesse processo, a SEAAP foi fundamental para buscar investimentos dos governos estadual e federal visando estimular a agricultura familiar. O secretário de Agricultura, José Fernandes, afirma que a SEAAP oferece, com recursos próprios, o apoio necessário para os produtores durante o cultivo, como por exemplo, distribuição de sementes, aradagem e correção do solo e tratores para auxiliar tanto no preparo do solo quanto na colheita.
O aumento da produção é reflexo do expressivo resultado da ampliação de produtores atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que tem crescido gradativamente. Em 2009 o município tinha apenas 297 produtores cadastrados. Em 2014, esse número aumentou para 341 famílias.
Sobre as conquistas, o prefeito Sebastião Madeira assinala que o crescimento da agricultura familiar é uma das principais preocupações do município, e ressalta que a gestão visa garantir que o pequeno produtor tenha as condições necessárias para desempenhar o cultivo. "Paralelo ao aumento da produção local dos produtores da Agricultura Familiar, nós temos aumentado nosso apoio para oferecer melhores condições no processo de produção, de modo que a compra desse trator representa essa preocupação da nossa gestão para com os pequenos produtores".
Segundo José Fernandes, a participação da secretaria agradou o público que prestigiou o desfile e virão os meios de apoio que a SEAAP oferece para os pequenos produtores do município. José Fernandes acredita que esse contato da população foi de suma importância para que todos tivessem conhecimento dos apoios disponíveis para alavancar a produção agrícola. "Expomos os tratores, caminhões, equipamentos de auxílio para a produção e sementes que o município oferece para apoiar os pequenos produtores, com o objetivo de ampliar a produção". (Eva Fernandes - ASCOM)
Comentários