Kits de irrigação estão sendo utilizados na agricultura familiar de Imperatriz

Preocupada com o desperdício de água verificado na zona rural do município, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção começou, no início desta semana, uma campanha através de folders que estão sendo entregue a produtores rurais de toda a zona rural do município de Imperatriz.

Coordenando a campanha, o secretário-adjunto da SEAAP, Hélio Gregório Fraga, elaborou um folder com informação e figuras de pessoas, as quais, inconscientes ou irresponsavelmente, desperdiçam esse bem tão precioso para a humanidade. "Se na cidade existem pessoas que não possuem consciência ambiental, na zona rural é pior", diz Fraga.
Por essa avaliação do secretário adjunto, e porque a pasta do governo municipal diz respeito, principalmente, à zona rural do município, "foi que o secretário José Fernandes Dantas abraçou a ideia de levar essa campanha à zona rural do município, que a exemplo da zona urbana, também tem sérios problemas com a falta d'água".
No folder a SEAAP orienta que "a água não deve ser desperdiçada, sua utilização deve ser feita com consciência, pois a água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico e precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e depende de muito esforço e trabalho para se obtê-la", explica o documento.
De acordo com Hélio Gregório Fraga, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, tem aplicado recursos na compra de kits de irrigação, contribuindo assim com o aumento e a qualidade da produção de centenas de pequenos produtores rurais do município.
Ele observa que a Prefeitura também tem aplicado recursos e buscado parcerias com o governo estadual e o governo federal para a instalação de poços artesianos que abastecem dezenas de povoados por toda a zona rural do município. "Por essa razão, os produtores beneficiados, os moradores e estudantes dessas localidades tem que ter essa consciência de economizar a água", conclui Fraga. (Domingos Cezar/ASCOM)