Você sabia que a mastite bovina é uma doença grave que pode comprometer a saúde do seu rebanho? Então, não perca tempo! Busque apoio imediato da Secretaria de Agricultura do Município. O órgão, além de realizar minicursos, também oferece palestras sobre medidas preventivas para garantir qualidade de vida aos animais.
Segundo o secretário adjunto, Hélio Gregório, durantes as palestras sobre mastite também são ministrados minicursos sobre devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e manejo de pastagem. “A ação é voltada para os produtores rurais do município. O objetivo é conscientizá-los por meio de palestras e práticas sobre a gravidade dessa doença e sobre as precauções que devem ter para garantir uma boa produção”.
O pecuarista Claudomiro Joaquim Rocha relata que as palestras são relevantes para tirar dúvidas, compartilhar conhecimento, sobretudo aprender novas técnicas para cuidar dos pequenos rebanhos. “A gente aprende muito com essas palestras. É sempre bom aprender novidades para ter uma boa produção”.
São parceiros no processo de conscientização sobre mastite bovina a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fundação de Amparo a Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão (Fapema), Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agencia Nacional de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).
Para solicitar apoio, basta dirigir-se à associação mais próxima da sua localidade. O pedido é encaminhado para a Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção (SEAAP). A atual gestão tem dedicado apoio contínuo aos pequenos produtores do município.
A mastite é uma doença causada por muitos tipos de microrganismos e diferentemente de outras doenças dos bovinos, como a brucelose, que devem ser erradicadas dos rebanhos, o controle da mastite é suficiente para garantir um rebanho seguro. Uma das formas de prevenção é a higiene no manejo da ordenha, focalizando nos cuidados com a higiene na desinfecção das tetas após a ordenha. (Eva Fernandes)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15447
Comentários