O plano de trabalho das comissões se baseiam na promoção do uso dos recursos naturais inseridos dentro do setor público

A Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo) realizou na tarde desta terça-feira (22), a 1ª reunião de 2016 da comissão gestora que integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O evento foi realizado no auditório da Seamo, localizado na Rua Simplício Moreira, Centro. O objetivo da reunião foi promover atitudes sustentáveis para os funcionários da Prefeitura de Imperatriz quanto a adoções de práticas sustentáveis na jornada de trabalho e discutir melhorias para o racionamento de energia elétrica. 
Na oportunidade esteve presente o secretário de Administração e presidente da comissão,  Iramar Cândido Lima; o diretor da Unidade de Gestão Energia Municipal (UGEM), Hamilton Camargo;   a secretária da comissão, Marta Roseira de Castro;  a   bióloga assessora de projetos especiais da Secretaria de Meio Ambiente- Sepluma e orientadora do programa A3P, Ivanice Cândido Lima, bem como representantes das secretarias  que compõem a  comissão. 
Durante a reunião, o presidente da comissão Iramar Cândido Lima falou da continuidade no plano socioambiental na gestão dos serviços públicos e da importância de orientar e auxiliar o funcionalismo público sobre o racionamento de energia elétrica. “Esta é a primeira reunião que realizamos desde a implantação da campanha para redução. Percebemos que desde o início da campanha houve um avanço significante, mas ainda não atingiu aquilo que esperávamos”, disse o secretário. 
Segundo a orientadora do programa A3P, Ivanice Candido Lima, o plano de trabalho das comissões se baseiam na promoção do uso  dos recursos  naturais inserido dentro do setor público.  “A proposta é ter servidores capacitados para atuar nos seus respectivos espaços de trabalhos, para que as mudanças sejam feitas e cada um se torne agente multiplicador, trazendo benéficos para toda a sociedade”, disse a orientadora. 
O diretor do UGEM, Hamilton Camargo, explicou  que o projeto investe em ações de combate ao desperdício de energia elétrica, além de trazer benefícios para administração pública e a sociedade. “Esse projeto abrange qualquer esfera, no caso do município, é um projeto que visa o racionamento de pelo menos 30% ao final dele”, explicou. 
SAIBA MAIS - O A3P é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem por finalidade promover a responsabilidade socioambiental nas atividades do setor público. Desde a implementação do programa, em setembro do ano passado, a Prefeitura de Imperatriz vem realizando  várias ações, entre eles: utilização de papeis reciclados, economia de água e energia, a reciclagem de cartuchos de tintas, implantação da coleta seletiva na Prefeitura, entre outros benefícios que melhore a qualidade de vida no trabalho. [Francisco Lima - ASCOM]