A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) realizará a I Conferência Livre Municipal das Meninas, que acontecerá no dia 27 de outubro. De acordo com a organização, o evento terá o mesmo espaço de discussão realizada nas Conferências para Mulheres, mas com uma abordagem voltada exclusivamente ao público jovem feminino. A conferência contará com a parceria de várias pastas municipais, entre elas: Secretaria da juventude e Trabalho (Sejut); Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), entre outras. O evento será realizado das 8h às 16h, na Rua Rui Barbosa, anexo ao estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia, Centro.
Com a temática "Mais Direitos, Participação e Poder para as Meninas", a conferência tem como objetivo discutir sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo público infanto-juvenil, elaborando ideias que atendam às necessidades, articulando várias esferas para a execução das políticas públicas para a juventude. No evento estão previstas apresentações culturais, recitações de poesias, vídeos, teatro, música, oficinas, além discussões e debates sobre esporte, transporte, cultura e lazer.
Segundo a coordenadora da Secretaria da Mulher, Ana Paula Lixa, a conferência será um espaço de debates, reflexão e construção de ideias, com propostas e pluralidade de pensamentos a ser adotadas para o público juvenil. "Assim como acontece nas conferências para Mulheres, é de suma importância levantar discussões nas políticas de enfrentamento à violência, além de outros seguimentos de interesse da população jovem imperatrizense", destacou.
O evento contará ainda com a participação da secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, da Assessora de Planejamento e Ações Estratégicos da Semu, Lúcia Azevedo, bem como a participação das palestrantes Júlia Lima, Perpétua Marinho, Gilvania Ferreira, Marlene Torreão e Ana Paula Ferreira.
Para a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Sueli Brito Barbosa, a conferência tem como proposta inserir as meninas e jovens no contexto social, cedendo espaço para que elas tornam-se cidadãs participativas de seus direitos e deveres. "É preciso entender e ouvir o que as jovens pensam sobre a participação política juvenil, sobretudo no quesito educação, para que juntas, possamos discutir interesses, avaliações e reivindicações de um novo referencial de sociedade", disse.
Conforme a programação, os credenciamentos e a entrega de materiais serão feitos no mesmo dia do evento, com a distribuição de camisetas para todas as inscritas. A meta é inscrever 100 candidatas com faixa etária de idade entre 15 a 21 anos. Por fim, dentre as participantes serão escolhidas as jovens que irão representar o município de Imperatriz na I Conferência Livre Estadual de Políticas para Meninas, que acontecerá no dia 10 de novembro, em São Luís. (Francisco Lima - Ascom)
Comentários