A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) promoveu, na tarde dessa terça-feira (16), uma palestra voltada à equidade de gênero para mulheres imperatrizenses. O debate foi pautado nas propostas e ideias da Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher - CEDAW, adotada em 1979, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A palestra foi ministrada pela professora e coordenadora do EMAJ (Escritório Modelo de Assistência Jurídica) da Fest, Marilene Santos, com a participação de Jossania Nascimento Fernandes, bacharel em Direito.
O encontro ocorreu nas novas instalações da SMPM, que contou com a participação de representantes de diversos órgãos da Rede de Proteção à Mulher, entre eles Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Vara Especial da Mulher, Casa Abrigo, Centro de Referência e Atendimento à Mulher – Cram, Clube das Mães de Imperatriz, assistentes sociais, movimentos sociais, Casa do Idoso e sociedade civil. O evento contou ainda com a participação da coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), Graça Dantas, do secretário municipal de Trânsito e Transporte – Setran, José Ribamar Alves Soares (Cabo J. Ribamar), da secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Miriam Ribeiro, entre outros.
O debate teve como objetivo principal promover os direitos da mulher na busca da igualdade de gênero e reprimir quaisquer discriminações contra a mulher. Entre os temas abordados, destacaram-se o histórico de lutas dos movimentos de mulheres no Brasil, o direito ao voto, a participação da mulher na política local, formas de violência e a lei Maria da Penha, como grande conquista para as mulheres, sobretudo no âmbito jurídico brasileiro.
“Hoje foi um momento de socialização sobre a Convenção Internacional de Violência Contra a Mulher. Foi um momento de debater por mudanças de políticas públicas voltadas para proteção e o combate contra todas as formas de violência doméstica e familiar, e pela conquista de igualdade de gênero na sociedade”, destacou a palestrante Marilene Santos.
A secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, explicou que o debate foi um momento de vivência do dia 1º de fevereiro, dia em que o Brasil celebra a Eliminação da Discriminação contra a Mulher. “Esse ano houve um pequeno atraso por questões das novas instalações da secretaria, mas foi um momento especial. Foi um momento de aprendizagem e capacitação para todos nós. Portanto, é mais uma tarefa que cumprimos de interesse social”, disse a secretária.
O evento serviu, ainda, para apresentar as novas instalações da Secretaria, que desde o dia 17 de dezembro passado funciona na Avenida Rafael de Almeida, 600, bairro São Salvador, aos participantes da palestra. Ao final do evento, Conceição Formiga falou sobre as atividades que a SMPM promoverá no dias 24 de fevereiro, Dia do Voto Feminino, que será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, às 16 horas, com a participação de diversas líderes femininas e da sociedade civil, bem como da programação da Semana da Mulher, que acontecerá no período de 2 a 8 de março. (Francisco Lima / ASCOM)
Comentários