Comprometida em criar ações para o enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM) promove, desde ontem, o I Curso de Capacitação de Gênero em Direitos Humanos. O curso de capacitação, que se encerra hoje, é voltado para profissionais que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência Doméstica e Familiar que acontece no auditório da Secretaria Regional de Saúde, localizada na Rua Coriolano Milhomem, 271, Centro.
O curso conta com a participação e representantes do Poder Judiciário (Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher); Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA); Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Polícia Militar e Casa Abrigo. Participam ainda do curso o Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), educadores, representantes de movimentos sociais, servidores públicos municipais/estaduais, sociedade civil, dentre outros.
No primeiro dia de curso, o promotor de justiça Joaquim de Sousa Junior, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Mulher, palestrou sobre direitos humanos, gênero, Lei Maria da Penha, entre outros temas relacionados. Para o promotor de justiça, o curso tem como objetivo desmistificar e esclarecer diversas dúvidas relacionadas ao conceito sobre direitos humanos. “Direitos humanos não são para proteger bandidos, como muitos pensam. Servem para proteger as mulheres, idosos, os cidadãos, ou seja, os direitos humanos como o próprio nome se refere, protegem aqueles que são suspeitos de algo”, explicou.
No primeiro dia de curso, além do promotor Joaquim Junior, integraram a mesa o defensor público Fabio Souza de Carvalho, a secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, e diversos representantes de defesa e proteção à mulher.
De acordo com a secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, o curso é importante para aprimorar o conhecimento dos profissionais na área de gênero. “A Secretaria da Mulher proporciona o curso com o objetivo de sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam nos serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher, bem como para pessoas que tem afinidade com o tema gênero e direitos humanos. A importância do curso é aprofundar cada vez mais ideias e conhecimentos sobre esses temas”, disse.
A objetividade do curso é levar informações para o público presente e para a sociedade em geral com temas relacionados à violência doméstica, gênero, racismo, orientação sexual, direitos, deveres e os desafios para a implementação das leis Maria da Penha e do Feminicidio. A programação continuará com o segundo módulo prevista para os dias 29 e 30 de abril. (Francisco Lima/Ascom)
Comentários