A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) participou da IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde durante os dias 3 e 4 (segunda e terça-feira). Com o tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o evento teve como objetivo discutir e conferir o estágio de implementação e avaliar a situação atual do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), bem como consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais e políticas de seus usuários.
Em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), a abertura do evento contou com a presença de usuários dos programas sociais, servidores, representantes da sociedade civil, membros dos conselhos no município, governo municipal, acadêmicos do curso de Serviço Social, entre outros.
A Secretaria da Mulher esteve presente, representada pela coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Sueli Brito Barbosa; a coordenadora da Casa Abrigo, Neusa Araújo; a coordenadora da Secretaria da Mulher, Ana Paula Lixa, e a psicóloga do CRAM, Nádia Borges.
Para a coordenadora Ana Paula, a Conferência é o momento de avaliar e apresentar propostas para a melhoria dos programas assistenciais. “Este é um momento propício para a população imperatrizense avaliar e refletir sobre os avanços das políticas implantadas, o que nos leva a reformular políticas para garantir o êxito dos nossos serviços”, disse.
Durante a Conferência, foram formuladas propostas e diretrizes acerca das questões sociais e seus impactos na assistência social. O evento é parte de discussões e democratização de gestão pública. Para tanto, a participação da sociedade e usuários de assistência social é fundamental para dar cumprimento nas atribuições legais.
Foram apresentados e debatidos três subtemas: I – O enfrentamento das situações de desproteção sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda territoriais; II – O pacto federativo e a consolidação do SUAS; III – Fortalecimento da participação e do controle social para gestão democrática. [Francisco Lima – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15374
Comentários