Com o objetivo de disseminar informações sobre a importância do uso do preservativo no combate às doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participou na manhã dessa quinta-feira (1), quando se comemorou o Dia Mundial de Luta Contra Aids, de uma blitz preventiva para incentivar o uso do preservativo. A ação, coordenada por Luzivania de Sousa Ubirajara (Programa DST/Aids), aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao viaduto, setor Entroncamento.
A equipe da SMPM participou da blitz como integrantes da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Na oportunidade, foram distribuídos kits com panfletos educativos sobre prevenção, material informativo sobre sífilis congênita e preservativos aos pedestres, motoristas e ciclistas que transitaram pelo local.
A secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, explicou que o objetivo da campanha é sensibilizar todos a respeito da prevenção, no sentido de combater o crescente número de mulheres contaminadas com a Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis em Imperatriz e região. Ela destaca que o principal objetivo é conscientizar e orientar a população sobre a doença por meio de seminários e campanhas educativas.
“A prevenção ainda é o método mais seguro de combater doenças sexualmente transmissíveis. O elevado número de contaminação é resultante de mulheres que estão sendo infectadas por seus maridos, companheiros, parceiros ou namorados que não se previnem, sobretudo a população jovem, já que a incidência de casos entre os jovens cresce a cada dia”, informa a secretária.
Instituído por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde (AOMS), em apoio com a Organização das Nações Unidas (ONU), a ação é em comemoração ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A data foi criada para relembrar a doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção. (Francisco Lima/Ascom)
Comentários