Secretária da Mulher, Conceição Formiga, ressaltou a importância da conferência nos debates das políticas públicas para as mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) participam da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Maranhão (4º CEPM/MA), que acontece em São Luís. O evento começou na terça-feira, 10, com a Conferencia Estadual das Meninas, e segue até esta sexta-feira, 13, com a Conferência Estadual da Mulher.
A delegação de Imperatriz participa do evento com 15 representantes de entidades que atuam na defesa das políticas para as mulheres, sendo nove da sociedade civil e seis do poder público municipal. Sob a coordenação da SMPM, participam ainda duas representes infanto-juvenis, que atuam como delegadas na Conferência Estadual das Meninas. O evento tem o objetivo de avaliar as propostas formuladas durante as conferências municipais, tanto das mulheres quanto das meninas, envolvendo os organismos de mulheres com apresentação das propostas nos níveis estadual, municipal e federal.
A solenidade de abertura foi realizada no auditório central da Universidade Federal do Maranhão– UFMA e contou com a presença das delegadas eleitas nas conferências municipais, da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto; da Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Semu, Lúcia Azevedo; da secretária da Mulher em Imperatriz, Conceição Formiga; da presidente do CMDM, Deise Cortês; da coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Sueli Brito Barbosa, da sociedade civil, instituições governamentais,  autoridades municipais, estaduais, entre outros.
A secretária Conceição Formiga ressaltou a importância da conferência nos debates das políticas públicas para as mulheres e do evento para o município de Imperatriz. “A conferência é um ato importante para todas nós mulheres, servindo como peça fundamental no fortalecimento de políticas públicas para mulheres no estado, onde discutimos prioridades e propostas, bem como avaliar o que já foi realizado nas conferências municipais”, disse.
Com a temática “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a Conferência Estadual é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e pelo Conselho Estadual da Mulher (CEM), garantindo ampliação e o fortalecimento das políticas para as mulheres. O evento conta com a participação de 39 municípios maranhenses, num total de 350 participantes, com o intuito de avaliar propostas e estratégias para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), a ser realizada de 15 a 18 de março de 2016, em Brasília. [Francisco Lima – ASCOM]