Conceição Formiga foi a única do interior do Maranhão a receber a premiação pelos serviços prestados à mulher. As ações da campanha se estenderão durante todo o mês de agosto

Dando continuidade às atividades de combate à violência contra mulher no município, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher (SMPM) realizou, no final da tarde de ontem, um Sarau cultural alusivo às comemorações dos dez anos da Lei Maria da Penha. O evento foi realizado na biblioteca da Secretaria "Iêda Batista", que contou com a participação de servidores, representantes de entidades, poder público e sociedade civil.

Em busca de maior visibilidade sobre a violência contra a mulher, as atividades alusivas à campanha iniciaram no dia 6 de agosto, com a exposição de 45 exemplares da Lei Maria da Penha. "O objetivo foi demonstrar o que a sociedade civil e o poder público propuseram nesses dez anos de Lei", ressaltou a secretária da Mulher, Maria de Conceição Medeiros Formiga.
Durante os dois dias de exposição foram distribuídos cerca de 200 folders aos itinerantes da Praça de Fátima e aos frequentadores de um shopping local. "Desses 45 exemplares, todo o teor da lei é igual, mas cada um com sua apresentação diferente, inclusive a Lei Maria da Penha em braile adquirido na Secretaria da Mulher de Belo Horizonte", explica. "Nessa exposição contamos com o apoio do Defensor Público Fábio Sousa de Carvalho, representando tanto a DPE/MA quanto o MP/MA e da Juíza Ana Paula Silva Araújo, representando a Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar de Imperatriz".
No dia 4 passado, a secretária da Mulher, Conceição Formiga foi homenageada, em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, alusiva às comemorações dos 10 anos da Lei Maria da Penha. Na ocasião, a deputada estadual Francisca Primo (PCdoB), que é presidente da Frente Parlamentar, homenageou várias instituições que desenvolvem trabalhos em defesa e proteção da mulher. Conceição Formiga foi a única do interior do Maranhão a receber a premiação pelos serviços prestados à mulher no município de Imperatriz.
"Sinto-me honrada por esse prêmio, sobretudo pelo reconhecimento do nosso trabalho à frente da Secretaria da Mulher. Reconheço e agradeço ao prefeito Sebastião Madeira por ter confiado e me nomeado como secretária da Mulher. Porque, se não fosse ele, não teria tido a oportunidade de ser homenageada com um prêmio de grande importância aos serviços desenvolvidos pela nossa Secretaria", destacou.
Nos dias 8, 9, 10, 11 e 12, a SMPM participou do curso de capacitação com carga horária de 40 h/a. A qualificação aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), que teve como público alvo profissionais que atuam com mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar na região tocantina. O evento foi realizado paralelamente com a I Jornada sobre gênero da região tocantina.
Nessa quinta-feira, no Teatro Ferreira Gular, com entrada gratuita, foi exibido um filme sobre o tema luta e conquista das mulheres. A exibição do filme foi direcionada à comunidade escolar, profissionais da Rede Especializada no Atendimento à Mulher em situação de violência, mulheres atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher - CRAM e o público em geral.(Francisco Lima / ASCOM)