Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher, e finaliza dia 10 de dezembro Dia Internacional dos Direitos Humanos

A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), inicia a programação alusiva à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A campanha é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores e atrizes da sociedade civil e do poder público engajados nesse enfrentamento, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero e conscientizar a sociedade sobre o combate à violência sofrida por mulheres. O momento de abertura será realizado quarta-feira (25), na Praça Brasil, a partir das 8 horas, com distribuição de panfletos/folders informativos, som automotivo e stands montados para atendimento.

Em Imperatriz, as atividades da campanha são desenvolvidas pela SMPM, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e a Casa Abrigo, em parcerias com as demais pastas municipais que incorporaram o evento. A mobilização da campanha conta, ainda, com o apoio da Rede Especializada no Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Município de Imperatriz, entre elas Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Delegacia Especializada da Mulher (DEM), Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria Especializada da Mulher, Defensoria Pública, Política Integral da Saúde da Mulher (PAIM),  Assistência Jurídica do Município, entre outros.
Segundo a secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, a campanha tem o objetivo de informar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sofrida por mulheres nas diferentes formas que as afetam. “A violência contra a mulher é um dado triste, mas infelizmente é a realidade, e os 16 dias de ativismo é voltado ao desenvolvimento de ações e políticas de combate a essa violência, com intuito de esclarecer à sociedade, por meios de palestras, debates e denúncias sobre a problemática da violência que atinge essas mulheres”, explicou.
Em 2015, as diversas atividades terão como tema central a Lei 13.104/2015, que trata sobre a Lei do Feminicídio e serão realizadas sob a orientação da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão. Tem como público alvo direito os 66 municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres no Estado, sendo 100% dos usuários/usuárias dos serviços oferecidos na Carreta Mulher e como público alvo Indireto, Mulheres nas suas diversidades e especificidades dos 217 municípios maranhenses.
A campanha inicia no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher, e finaliza no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil a Campanha inicia em 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. (Francisco Lima - Ascom)