A campanha visa o desenvolvimento de estratégias que garantam o empoderamento e a garantia dos direitos das mulheres

A Prefeitura por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher iniciou na manhã desta segunda feira, 25, campanha em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Ação visa realizar palestras, seminários e roda de conversas em órgãos públicos e privados para discutir sobre a temática. A programação segue até o dia 06 de dezembro.

O objetivo da campanha é discutir sobre a temática, a fim de sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade local a respeito da violência contra a mulher. Segundo dados da ONU, apesar de vários avanços como a Lei Maria da Penha e outras redes de enfrentamento, o Brasil ainda ocupa o quinto lugar no número de assassinatos de mulheres no mundo.
Para a secretária Edna Ventura, a campanha é mais uma forma de prevenir e fortalecer as leis. "É preciso chamar a atenção para essa questão e convidar toda a sociedade para defender  e respeitar a mulher e todos os seus direitos, e é através da prevenção, denúncias e diálogo que vamos mudar esse cenário". 
Vale ressaltar que para o enfrentamento da violência contra a mulher é preciso que os direitos delas, defendidos por lei, sejam conhecidos, valorizados e reivindicados. "A  população também é chamada à responsabilidade no texto da Lei Maria da Penha, 11.340/2006. É papel da família, vizinhos, colegas de trabalho, empresas e organizações governamentais e não governamentais garantir condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos das mulheres, tornando-se parte da Rede de Enfrentamento".  
A campanha "Imperatriz Pelo Fim da Violência Contra a Mulher", é mais uma missão da gestão Assis Ramos em desenvolver, articular e radicar as politicas públicas, através de planos estratégicos, ampliando a defesa dos direitos da mulher.  (Islene Lima)

Programação

25/11 - Abertura com divulgação na mídia local
16h Palestra UBS Milton Lopes
26/11 às 14h Palestra UBS Maria Aragão
28/11 das 8h30 às 12h20 
Seminário: "Violência contra a Mulher: Dano Psíquico como crime de lesão corporal na violência doméstica; Assédio sexual no trabalho. Local: Ministério Público
03/12 Roda de conversa no Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Cram 
05/12 Seminário: Notificar é Cuidar (Capacitação sobre Notificação Compulsória). Local: Auditório da Secretaria de Saúde
06/12 Atividade do Laço Branco/ UFMA - Curso de Enfermagem
Atividade do Laço Branco/ UNISULMA - Curso de Psicologia às 19h
Atividade do Laço Branco/ Colégio Graça Aranha às 8h
Atividade do Laço Branco/ SELIC às 7h 
Oficina "Sensibilização para acolhimento das mulheres vítimas de violências", no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI - Socorrão,  das 8h às 12h