Na sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher encerrou atividades relacionadas à campanha nacional do Setembro Amarelo, com palestra no Centro Educacional Graça Aranha. Cerca de 40 alunos e alunas, entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio, participaram de um bate-papo com a secretária Edna Ventura, e a psicóloga do órgão, Rosilene Pereira, sobre depressão, suicídio e as frentes de trabalho da secretaria, com mulheres em situação de violência.
Durante todo o mês de setembro, a municipalidade realizou diversas ações de conscientização, foram ao todo 12 momentos informativos direcionados ao público. Apesar do foco serem as mulheres de todas as idades, não apenas elas foram envolvidas nas ações. A psicóloga da secretaria pontua que "nós abordamos as temáticas que envolvem a campanha no sentido de que todos nós podemos ser multiplicadores, salvar vidas e valorizar a busca pela ajuda".
Após dada as informações sobre o tema e enfatizar onde buscar tratamento, houve o momento no qual todos puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e conhecer mais sobre os próprios colegas. Para a aluna do 2º ano da escola, Ana Beatriz, o assunto deve ser falado em todas as esferas da sociedade, principalmente com os jovens. "Esse tipo de momento é muito importante, principalmente para a gente conhecer mais e saber como funciona essa rede de suporte", comentou.
A agenda de conscientização da Secretaria da Mulher no mês de setembro foi bastante intensa, atividades para sensibilizar sobre suicídio ocorreram diariamente em comunidades, escolas, empresas, unidades básicas de saúde e diversos outros espaços. A secretária Edna Ventura explica que o trabalho de conscientização não se resume ao Setembro Amarelo e que ele irá continuar nas frentes de atuação do órgão. "Focamos mais na questão do combate da violência contra a mulher, mas a ideação suicida, a depressão e transtornos de ansiedade, fazem parte da realidade de mulheres nessa situação", afirmou.
Caso precise da rede de saúde mental municipal, busque ajuda nos locais:
- Unidade Básica de Saúde do seu bairro
- CAPS III Renascer: Rua Projetada B, s/n - Parque Anhanguera
- CAPS III Girassol: Rua Rafael de Almeida, s/n - Parque Anhanguera
- CAPS Infantil: Rua Itamar Guará, 2223 - Três Poderes
- Ambulatório de Saúde Mental: Rua Amazonas, 520 - Centro
A Secretaria da Mulher funciona na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, número 600 - Bairro São Salvador. O Atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. (Ariel Rocha)
Contato:
Telefone: (99) 99123-4638
Plantão: 24 horas
Comentários