A Rede de Atendimento à Mulher, da qual faz parte a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher – SMPM, realiza, a partir das 8h desta terça-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, a solenidade de abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
“Na ocasião, será realizado o Seminário “Violência contra a mulher e saúde: desafios na implantação da notificação compulsória”, informa a secretária Conceição Formiga, ressaltando a importância da presença feminina na solenidade, uma vez que o tema que será abordado é de interesse das mulheres de uma forma em geral.
De acordo com a secretária Conceição Formiga, a campanha foi iniciada em 1991 e é realizada em vários países, no período de 15 de novembro a 10 de dezembro. Esse período, segundo informa Conceição Formiga, compreende quatro datas consideradas significativas na luta pelo fim da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos.
Em 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra; em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres; dia 1º de dezembro, o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e em 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A programação tem prosseguimento na quarta-feira (26) com a exposição “Pelo fim da Violência contra a Mulher”, às 10h, no Shopping Tocantins; dia 27, encontro de mulheres, às 16h, na Vila Chico do Rádio; dia 28, às 16h, mesa redonda “Pesquisa em Gênero, um desafio”, no auditório da Escola Governador Archer, e palestra no CRAS, em Davinópolis.
Dia 29, às 8h, na Vila Conceição II, troca de saberes e prazeres e encontro de mulheres. Às 16h, no Parque Amazonas. Dia 1º de dezembro, blitz de combate à AIDS, às 8h, na BR-010 com Getúlio Vargas; dia 2, encontro de mulheres, às 16h, no Parque Amazonas; dia 3, às 19h, no bairro Bacuri; dia 4, às 19h, no bairro Bom Jesus.
Dia 5, às 17h, encontro de mulheres, na Vila Macedo; dia 6, pit stop, às 8h, na Praça Mané Garrincha; dia 7, encontro de mulheres, às 9h, no CRAS/Coquelândia; dia 8, às 16h, no Recanto Universitário; dia 9, às 9h, no CRAS/Santa Rita; e dia 10, às 9h no CRAS/Cafeteira, e às 15h, no CRAS/Bacuri. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários