A aula inaugural do Núcleo de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (Nufac) acontecerá no próximo sábado (20), às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Imperatriz, situada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. A informação é do secretário da Juventude e Trabalho (Sejut), Rômulo de Sousa Costa.
Segundo ele, o Nufac tem a finalidade de formar agentes de cultura para atuar como promotores da cultura afro-brasileira no mercado de trabalho, em suas comunidades, bem como nos programas do Ministério da Cultura.
O projeto é semelhante aos Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUS – que tem por objetivo integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras e outros promovidos em parceria com a sociedade civil.
Rômulo Costa explica à reportagem que o projeto contempla o público-alvo de jovens negros e negras, de 15 a 29 anos, do ensino fundamental e médio [completo e incompleto] oriundos das classes sociais C, D e E.
Juventude Viva – O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional da Juventude e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, visa se adequar ao eixo inclusão, oportunidades e garantia de direitos.
Além disso, o Nufac visa ainda contribuir na criação de políticas de inclusão e acesso ao mercado de trabalho de jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social. (Gil Carvalho)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15110
Secretaria da Juventude lança projeto para formar agentes de cultura
A aula inaugural do Nufac será neste sábado, dia 20
Comentários