Hemerson Pinto
A secretária-adjunta de Estado da Saúde, Rosângela Curado, participou na manhã de ontem da sessão na Câmara de Vereadores em Imperatriz. Ela recebeu o convite para usar o espaço de 20 minutos, denominado ‘Tribuna Popular’, para falar sobre assuntos relacionados à saúde pública no Maranhão.
A secretária-adjunta anunciou a implantação do Sistema Nacional de Regulação, o Sisreg, do Sistema Único de Saúde. É um sistema on-line desenvolvido pelo DATASUS – Departamento de Informática do SUS/MS, que passou a integrar com o Cartão Nacional de Saúde, através de um serviço que faz parte do projeto Barramento SOA-SUS.
Esta integração visa agilizar e garantir qualidade ao processo de regulação nacional, dando assim uma maior credibilidade aos dados dos pacientes atendidos. Funciona com navegadores (Internet Explorer, Mozila Firefox, etc.) instalados em computadores conectados à internet.
O software é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo o Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria.
Segundo Rosângela Curado, o sistema vai melhorar os serviços em toda a rede do SUS no estado, facilitando o atendimento de um usuário fora do município de origem e garantir que cada município pague corretamente pelos serviços prestados a seu munícipe em outra cidade, região ou estado.
A secretária-adjunta de Estado da Saúde confirmou a implantação dos serviços de radioterapia em Imperatriz. “Em tratamentos de câncer, aqui tinha apenas o serviço ambulatorial e a quimioterapia, faltava a radioterapia. Conseguimos viabilizar recursos para fazer o credenciamento da Oncoradium e agora já temos o contrato. Hoje a região Tocantina fecha o serviço da rede de oncologia com a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Já temos nomes de 26 pacientes da região Tocantina que serão tratados dentro da nossa cidade (controle feito pelo Sisreg)”, anunciou.
No Maranhão existem 19 ‘Regiões de Saúde’, que recebem pacientes de outros municípios maranhenses e estados vizinhos. Imperatriz é uma dessas regiões. O Sisreg atua em 1600 municípios em todo o Brasil com 204 Centrais de Regulação Ambulatorial e 19 Centrais de Regulação Hospitalar.
Comentários