Domingos Cezar
O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura - SECMA promoverá no período de 22 a 24 de agosto a 31ª edição da Semana de Cultura Popular, com o tema: Diversidade, Patrimônio e Memória.
O evento tem como objetivo principal promover as manifestações artísticas populares, além de abrir um amplo debate com os fazedores de cultura das mais diversas regiões do estado, sobre a conjuntura da cultura no Maranhão.
A Semana de Cultura Popular, de acordo com o superintendente de Cultura Popular, Carlos Lula, as atividades acontecerão nos municípios de São Luís, Alcântara, Guimarães, Imperatriz e Açailândia.
Para Carlos Lula, "e fundamental que continuemos crescendo e aumentando o número de sedes da Semana de Cultura Popular, pois só assim conseguiremos atender à diversidade cultural do estado e as particularidades de cada região".
Até 2016, as edições da Semana haviam sido realizadas somente na capital do estado. Em 2017, o evento em Alcântara. Ano passado, foi a vez da cidade de Guimarães, ser incluída na programação da Semana. Este ano, Imperatriz e Açailândia serão as primeiras representantes do sul do Maranhão.
Em Imperatriz, a programação começou nesta terça-feira (20) e encerrará no próximo sábado (24), Segundo informou a superintendente de Cultura na Região Tocantina, Lília Diniz, as atividades se realizarão na UemaSul, UFMA e IFMA.
Programação
Em todas as sedes, a programação da Semana de Cultura Popular é marcada por realizações de palestras temáticas, apresentações acadêmicas dos estudantes locais, rodas de discussão e conversa, oficinas, exposições, feiras de artesanato, exibição de filmes, entre outros.
Para o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, a variedade e complexidade das ações da Semana de Cultura Popular são fundamentais para a manutenção e o fortalecimento da cultura popular no Maranhão.
Comentários