Na última quinta, secretários municipais de Agricultura da região Tocantina estiveram reunidos com o gerente do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima, dialogando alternativas para o desenvolvimento dos municípios. A reunião aconteceu no stand do Sebrae na Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) e contou, ainda, com a presença de empresários locais.
No encontro, os atores discutiram demandas e pospostas em favor dos municípios e pensaram em ações para fortalecer as potencialidades econômicas de cada um, bem como as oportunidades que podem ser geradas para tornar as economias mais robustas, melhorando a oferta de trabalho e o aumento da renda.
Na ocasião, foi criado um fórum representativo dos municípios da região Tocantina que decidiu pela realização de encontros mensais, já a partir do próximo mês. Nesse meio tempo, cada secretário se comprometeu a fazer um diagnóstico de seu município e convidar outros pares com o fim de ampliar a participação do poder público nas reuniões do fórum.
Para o gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Maurício Lima, o fórum poderá contar com mais contribuições, como representatividades da sociedade civil organizada da região, já que o objetivo é o desenvolvimento local.
“Quanto mais envolvidos estiverem juntos para pensar as soluções e oportunidades aos municípios, muito melhor será esse trabalho que incorrerá no fortalecimento da governança regional. Entre tantas colaborações que o Sebrae pode dar, temos projetos, programas e ações de políticas públicas que só irão favorecer para a promoção do crescimento e desenvolvimento sustentável das cidades, através do fomento da economia e das potencialidades produtivas de cada lugar”, acredita o executivo.
Para o secretário de Agricultura de Buritirana, Manoel Bala, a reunião foi bastante produtiva. “Pensarmos em alternativas que contribuam e valorizem nossa região é de extrema importância e o Sebrae tem sido um grande parceiro, principalmente nos ajudando a buscar soluções e enxergarmos as oportunidades que favorecem nossos municípios”, apontou ele. (Assessoria de Imprensa)
Comentários