Raimundo Primeiro
Profissionais, distribuidores e representantes de produtos profissionais relacionados aos cuidados pessoais em Imperatriz, Açailândia e outros municípios da região Tocantina estiveram reunidos nessa quinta-feira (21), em Imperatriz, para assistir à apresentação de propostas e ações previstas para 2013 no projeto Serviços, desenvolvidos pelo Sebrae-MA, voltado para os pequenos negócios do setor de beleza.
Durante a reunião, foi feito um balanço das ações realizadas pelo programa durante o ano passado nas duas regionais, lembrando a participação ativa na Semana do Empreendedor Individual - realizada em julho - e na Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz - que aconteceu em setembro - oferecendo serviços como escova, hidratação, penteado, maquiagem e depilação aos visitantes. "Foram ações que deram bons resultados no que diz respeito ao público, que compareceu maciçamente ao estande do Sebrae", recordou Aline Maracaípe, gestora de projeto em Imperatriz.
A presidente da Associação dos Cabeleireiros de Imperatriz, Oneide Aguiar, destacou a ação do Sebrae-MA como de fundamental importância ao desenvolvimento do setor da beleza nos dois municípios. "Iniciativa que deve acontecer mais vezes, já que estamos todos ganhando, fortalecendo cada vez mais o setor em que atuamos", avalia.
No âmbito de Açailândia e adjacências, a representante da Associação de Cabeleireiro, Nilde Carvalho, acredita ter sido saudável a discussão sobre assuntos cruciais ligados ao segmento da beleza nos dois mais importantes municípios tocantinos. "Esperamos que essa discussão tenha continuidade, especialmente por buscar a união com distribuidores", comemorou.
Pensamento compartilhado por Elecilda Nepomuceno, distribuidora de produtos, que ressalta a determinação da instituição em trabalhar no apoio ao setor da beleza em nível regional. "Estaremos irmanados na busca por melhores dias para todos nós", reforça.
A cabeleireira Elys Regina, que atua há vários anos na área, acredita que o projeto eleva a imagem de Imperatriz como polo progressista da região. "Estamos sintonizados com as ações que visam o nosso crescimento", observou. Vânia Silva, também cabeleireira, parabeniza o Sebrae-MA por direcionar apoio ao setor por meio da qualificação dos profissionais. "Inclusive tivemos a oportunidade de participar de eventos que são realizados em grandes centros do País", aponta. "É um programa que merece o nosso apoio e envolvimento", finalizou.
Histórico - Imperatriz iniciou em 2009, através do Projeto Empreender, que nos anos seguintes apresentou crescimento do interesse das empresárias (a maioria mulheres) em melhorar a gestão do seu negócio e atender melhor as demandas de suas clientes. "Em 2012, o 'Projeto Serviços de Beleza em Imperatriz", já especifico para o setor, com várias ações realizadas desde capacitações gerenciais ("Planejamento Financeiro" e "D'Olho na Qualidade") e tecnológicas (Mega-Hair, "Maquiagem e Penteado para Noivas", "Higienização Facial", "Unhas decoradas"); consultorias em layout e design. "Contamos com a participação das cabeleireiras nos eventos da Unidade Regional de Imperatriz na "Semana do Empreendedor Individual", com a "Tenda da Beleza", ressalta a gestora do projeto, Aline Maracaípe, acrescentando que na Expoimp e Fecoimp, foram oferecidos os serviços de escova, hidratação, depilação, maquiagem e penteado para o público.
Em Açailândia, as atividades foram iniciadas antes, em 2009, por meio do "Projeto Empreender", levando o setor a passar por avanços significativos através de cursos de capacitação e consultorias gerenciais e tecnológicas para os salões de beleza.
"Estamos ampliando o número de salões atendidos e o raio de abrangência do Programa Serviços aqui em Açailândia", anunciou Flávia Nadler, gestora de Projetos da Regional do Sebrae em Açailândia.
Flávia faz uma avaliação positiva do encontro, destacando que o significativo número de distribuidores presentes superou as expectativas. "A própria classe sentiu a necessidade de realizar um evento desta natureza, tendo em vista que eles nunca haviam se reunido", analisou. "O encontro foi frutífero, com resultados positivos, provocando essa parceria que vamos implementar a partir da próxima reunião, inclusive agendamento de eventos conjuntos", conclui.
Comentários