O Sebrae já realizou dois Festivais Gastronômicos no Maranhão nos últimos três anos. Em outubro de 2015, a instituição organizou o festival pioneiro com tema Sabores do Pescado, como uma ação do projeto Serviços Turísticos do Polo São Luís, executado pela Unidade Regional em São Luís.
A edição de 2015 serviu como uma experiência piloto e contou com a participação de 20 restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. O evento envolveu, ainda, os piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís e que forneceram o pescado utilizado na preparação dos pratos.
O II Festival Gastronômico “Delícias do Mar” foi organizado em 2017 e foi uma ação conjunta dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís e Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental – DET Litoral Ocidental – organizado com coordenação da Diretoria Executiva do Sebrae no Maranhão, por meio do diretor superintendente João Martins e executadas pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro com apoio de parceiros institucionais, envolvendo 47 restaurantes dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, raposa, Alcântara, Bequimão, Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão.
“O Festival foi idealizado pelo Sebrae para ajudar na dinâmica dos municípios envolvidos, proporcionando o fortalecimento dessa cadeia produtiva considerável que é a do turismo. São municípios com forte apelo turístico, ainda apresentando diversos gargalos para o seu pleno desenvolvimento, sejam eles de caráter estrutural, de articulação com o poder público local ou mesmo de organização da governança empresarial. O Sebrae atua diretamente nesses territórios com projetos e ações específicas de implementação turística voltados para os pequenos negócios do setor e o festival é fruto desse trabalho”, destacou o diretor superintendente da instituição no Maranhão, João Martins. (Assessoria de Imprensa)
Comentários