Nesta semana, no período de 21 a 26 de setembro, o Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, além de outras temáticas.
A expectativa do Sebrae é atender mais de 300 mil empreendedores no Brasil, realizando 1,4 mil clínicas tecnológicas, 85 mil orientações técnicas, 20 mil cursos presenciais e a distância, 80 missões e caravanas e 750 seminários utilizando mais de 400 pontos de atendimento em todo o país.
A Regional do Sebrae em Imperatriz irá promover diversas ações em alusão ao movimento Compre do Pequeno Negócio. Durante o dia, as capacitações serão realizadas na Praça de Fátima e no período da noite, no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Bernardo Sayão, Nova Imperatriz.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa inédita do Sebrae em todo o país, sendo lançado na primeira semana de agosto. Na verdade, é uma grande mobilização para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. A ação pretende fortalecer a economia por meio da força dos pequenos negócios – que já somam mais de 10 milhões de empresas no Brasil e 224 mil no Maranhão.
A ideia é mostrar a importância dos pequenos negócios para a sociedade, fazendo com que as pessoas percebam que ao comprar das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais, elas contribuem para melhorar o seu bairro, município e Estado, gerando empregos e ajudando a economia a crescer.
Os pequenos negócios representam mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada. Neste ano, quando o Brasil passa por um momento de cautela na economia, tivemos mais de 116 mil vagas de empregos ofertadas pelas micro e pequenas empresas somente no período de janeiro a junho. Enquanto isso, nas médias e grandes empresas, o saldo de empregos está negativo em 400 mil vagas.
O Maranhão acompanha as projeções nacionais, com mais de 239 mil empresas que representam 1,6% dos empreendimentos ativos no país. Desse total, mais de 224 mil integram os chamados pequenos negócios – microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, correspondendo a exatos 94,4% do total de empreendimentos existentes no Estado.