Capacitar produtores para melhor desenvolverem e administrarem suas propriedades, transformando seus negócios mais lucrativos e rentáveis são alguns dos benefícios do programa Negócio Certo Rural, que a Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz iniciou neste mês de junho em Imperatriz e em mais sete municípios abrangidos pela regional, em uma parceria do Sebrae Maranhão com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), que além de Imperatriz, está promovendo a formação em mais 40 municípios da região e em comunidades rurais.
O Programa Negócio Certo Rural é um curso gratuito que visa capacitar empreendedores rurais sobre planejamento e gestão para que administrem de forma correta seus negócios, aumentem sua produtividade e obtenham mais lucros na condução dos negócios já existentes ou na implementação de novos negócios nas propriedades. O curso tem um total de 46 horas, que serão dadas por meio de cinco encontros e mais seis horas de consultoria nas propriedades dos produtores participantes, com direito a material e certificado.
Algumas unidades do Sebrae já deram início aos trabalhos referente à execução do programa. Na Regional de Imperatriz, foram ministrados seminários de mobilização iniciados dia 07 de junho na instituição, que ainda percorreu outros municípios, como Buritirana, Senador La Rocque, Porto Franco, São João do Paraíso, Estreito, João Lisboa, finalizando no último dia 13, em Davinópolis.
Nesta primeira etapa, os produtores dos respectivos municípios foram sensibilizados sobre o programa, conhecendo as ferramentas, benefícios, como irá funcionar, condições de participação, que esclareceu quem estava apto pra fazer a inscrição; e definição do início das turmas no mês de junho.
A gestora de projetos do Sebrae e responsável pela ação, Márcia Martins, esclarece que é uma oportunidade de os empreendedores rurais verem suas propriedades como um negócio, obtendo qualificação para aprimorar e melhor desenvolverem seus pequenos negócios. “A agricultura familiar é uma área que contribui muito para a alimentação de nossas mesas, além de movimentar a economia, vindo desses agricultores que produzem com suas famílias. O programa é uma ferramenta que vai beneficiar os produtores da região, ajudando-os a melhor administrarem seu negócio, identificando novas ideias e elaborando planos de ação precisos sobre sua propriedade, sabendo como aumentar os lucros, de acordo com as necessidades do mercado”, aponta a gestora.
“Não conhecia muito o programa, mas após acompanhar o seminário e saber os benefícios que ele proporciona, fiquei motivada para participar, pois quero muito aprender a planejar, organizar os cálculos e principalmente aprender a fazer do meu empreendimento um negócio mais lucrativo. Conduzo minha propriedade com meu esposo e já participamos de outras formações do Sebrae, que nos ajudou bastante na questão de melhorias com as vendas, parte de produção, aplicação correta dos produtos, nos proporcionando novas práticas; com o Negócio Certo acredito que não será diferente”, afirmou a empreendedora rural Rosa Maria Barros Alves.
Natural de Imperatriz, ela e seu marido são empreendedores rurais há mais de 16 anos em Imperatriz e possuem uma chácara na cidade em que produzem diversas horticulturas folhosas, além de legumes, frutas e verduras, que são comercializados na propriedade e em uma das feiras da cidade.
O técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), que ministrou os seminários, Carlos Feitosa de Sá, frisou que “as propriedades serão revitalizadas, identificando novas possibilidades de maior geração de renda e controles necessários para ampliar a relação com o mercado. O diferencial é que podem participar até dois membros de cada propriedade, como esposo, filho ou outro membro que ajuda na condução da propriedade. São encontros semanais que irão proporcionar melhores resultados a cada encontro”, explicou.
Os encontros da turma de empreendedores de Imperatriz iniciaram no dia 23 de junho no Sebrae, todas as quintas ao longo de cinco semanas, simultaneamente os outros sete municípios regionais abrangidos pela unidade darão início também com suas respectivas turmas, em dias que foram estabelecidos nos seminários.
Comentários