Raimundo Primeiro

As unidades regionais do Sebrae Maranhão em Açailândia e Imperatriz realizaram, nesta quarta-feira (17), o 1º Intercâmbio Técnico sobre Cooperativas de Crédito, em parceria com o Sistema Sicoob-Credima. O encontro buscou fortalecer os trabalhos que o Sebrae já desenvolve com o sistema em Açailândia, integrando o Projeto "Fomento ao Crédito Cooperado", do Programa "Empreendedor Gestor".
Ao abrir o evento, a gerente da regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Andrade, enfatizou que o objetivo do encontro seria mostrar as linhas de ação do Sebrae e do Sistema Sicoob-Credima na região. Os trabalhos foram destinados aos agentes de desenvolvimento locais, agentes de orientação empresarial, diretores e colaboradores do sistema de cooperativa de crédito, funcionários públicos municipais, principalmente das secretarias de Tributos e Indústria e Comércio, além de agentes que trabalham na Sala do Empreendedor.
Durante a reunião, as ferramentas do Sebrae voltadas para empreendedores regionais foram colocadas à disposição dos cooperados. Rosilene lembrou ainda que a missão da instituição é promover a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, fomentando o empreendedorismo. "Nossa visão é ser agente articulador do desenvolvimento dos pequenos negócios no Maranhão, comprometidos com a qualidade e a responsabilidade social", ressaltou.
Sobre as "Soluções Digitais Sebrae", Danilo Lisoa, gerente da regional em Imperatriz, explicou tratar-se de ferramentas de fácil manuseio, disponibilizadas pelo Sebrae aos empreendedores e potenciais empreendedores, discorrendo sobre o cenário apresentado para os pequenos negócios, mostrando a gama de informações colocadas à disposição de empresários no Portal Sebrae [www.sebrae.com.br] - com assuntos imprescindíveis ao cotidiano dos empreendedores em todo o território nacional.
"É um portal criado para a pessoa chegar a qualquer conteúdo relevante para o empreendedorismo já no terceiro clique", ensinou. "Eu mesmo já fiz vários testeis e comprovei a rapidez e a eficiência da ferramenta", destacou Danilo.
O projeto Negócio a Negócio, apresentado pela agente de orientação empresarial Ailime François, demonstrou como é possível realizar um diagnóstico da gestão do negócio e, se for o caso, oferecer soluções para a melhoria da empresa assistida pelo Sebrae, com consultoria sem qualquer ônus para o empresário. As ações da Sala do Empreendedor e dos Agentes de Desenvolvimento Local e informações sobre microcrédito via Sicoob-Credima também foram temas abordados.
O presidente do Sicoob-Credima, Luís Costa Coelho, avaliou como positiva a iniciativa do Sebrae em promover o encontro entre os parceiros para que houvesse uma troca de informações e ações. "Este intercâmbio é eficiente para o conhecimento das equipes do Sicoob e do Sebrae e nos preparam para as perguntas de quem nos procura", observa. Luís Costa avaliou que as suas expectativas foram superadas. "Nossos funcionários saíram daqui satisfeitos", destacou.

O que é o Sistema Sicoob-Credima

A Cooperativa de Crédito Rural da Região Pré-Amazônia (Credima), foi fundada em 27 de fevereiro de 2008 e integra o Sicoob, maior Sistema de Cooperativas de Crédito do País, com a missão de gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis aos associados e as suas comunidades. Em comemoração aos seus cinco anos de fundação, teve sua rede de atendimento expandida, por meio da inauguração da Agência de Cidelândia, que compõe os oito municípios atendidos pela regional do Sebrae em Açailândia.