Curso projetos culturais: O próximo módulo do curso de Elaboração de Projetos realizado pelo Sebrae vai abordar a questão da prestação de contas dos projetos

Os projetos culturais ocupam um lugar central na produção cultural brasileira. Através das leis de incentivo, o patrocínio e até mesmo os empreendimentos criativos funcionam dentro dessa lógica e, por isso, a elaboração de um projeto pressupõe um bom planejamento e estudo de viabilidade. Tendo isso em vista, a unidade regional do Sebrae em Imperatriz realizou o curso de Elaboração de Projetos Culturais, ocorrido nos dias 20 e 21 deste mês.
O curso de Elaboração de Projetos Culturais contou com a experiência de quem já atuou em diferentes frentes da produção cultural e conhece os dois lados deste cenário – o de quem financia e o de quem busca investidores: a museóloga com pós em gestão cultural, Daniele Torres.
“Esse curso é muito importante, pois ele busca auxiliar os produtores, sejam gestores públicos ou privados de cultura, a trabalhar tanto com as leis de incentivo quanto pensar na gestão e planejamento de projetos para a captação de recursos, que é o calcanhar de Aquiles de todo projeto”, pondera Daniele, que esclarece também que a capacitação trabalha os princípios básicos e as dicas práticas pra quem está iniciando a busca por patrocínio cultural.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho – que participou do curso – ressaltou a importância da ação. “A capacitação nesta área é fundamental para quem busca trabalhar com projetos culturais, porque é através das leis de incentivo que o governo possibilita, aos fazedores de cultura, contemplarem os seus projetos com recursos financeiros. E nada mais apropriado do que esse curso de elaboração de projetos: para que os responsáveis pelas ações culturais possam se capacitar para executar seus projetos de maneira correta”, ressaltou Lucena.
Durante as aulas, foram trabalhadas as ferramentas a serem aplicadas no mercado de projetos, buscando a sustentabilidade e o bom desempenho de produtores e gestores que atuam na área cultural, foram vistos os temas: planejamento e elaboração de projetos, leis de incentivo, comunicação e captação de recursos e gestão de projetos. No próximo módulo será trabalhada a prestação de contas para projetos culturais.