Técnica do Sebrae em Imperatriz durante apresentação de resultados

Raimundo Primeiro

Foi assinado nesta terça feira, em Imperatriz, o Acordo de Resultados do Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul Maranhense, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em parceria com diversos órgãos e institutos públicos e privados do estado, que se encontraram para selar as discussões iniciadas no 10º ENEL - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, realizado entre 24 a 26 de outubro do ano passado, também em Imperatriz.
O encontro teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da bacia leiteira na região de forma sustentável, possibilitando o crescimento econômico do município no âmbito dos negócios rurais. Os municípios tocantinos foram representados por 98 participantes, entre parceiros, produtores e instituições ligadas a bacia leiteira tocantina.
A reunião foi aberta pelo diretor técnico do Sebrae-MA, José de Ribamar Morais; contando com a participação do gerente de Operações do Sebrae-MA, Mauro Borralho de Andrade; do gerente da regional do Sebrae-MA em Imperatriz , Danilo Lisboa; e da gestora de projetos na carteira do Agronegócio da regional, Márcia Ferreira. Na oportunidade, José Morais apresentou documento onde constam os resultados do 10º Enel, que ter´-a cópias distribuídas aos parceiros do encontro e também aos produtores envolvidos no projeto.
O gerente de operações do Sebrae-MA informou que durante a 10ª edição do Enel, foram feitas mais de 15 mil visitas aos diversos espaços do eventos, durante os três dias de sua realização, registrando mais de 5 mil pessoas que participaram das 90 capacitações oferecidas no Centro de Convenções de Imperatriz durante o Encontro.
“Foram fechados cerca de R$ 1,6 milhão em negócios gerados em duas horas e 30 minutos de Rodada de Negócios, sendo que realizamos 25 reuniões com a participação de cinco empresas âncoras e dez empresas ofertantes”, enumerou, sem deixar de registrar que esta foi à primeira Rodada de Negócios realizada durante uma edição do Encontro Nordestino de Leite e Derivados.
Foi a primeira vez que o Enel aconteceu fora de uma capital do Nordeste.A escolha de Imperatriz se deu por ser uma cidade-pólo de uma das regiões que mais produzem leite no Maranhão, despertando a atenção de produtores de outros centros do País. José de Ribamar Morais lembrou a importância do evento e destacou o esforço do Sebrae-MA para que fosse realizado em Imperatriz
Parcerias - São muito os parceiros do Sebrae no projeto que está desenvolvendo a cadeia do leite na região Tocantina, dentre eles estão Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes); a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (Sectec); a Universidade Estadual do Maranhão (Uema); a Prefeitura Municipal de Imperatriz; a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz; o Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz; o Banco do Nordeste; a escritório regional da Embrapa na região dos Cocais e Planícies Inundáveis; o Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Maranhão; o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro); a Infraero; a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp); Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged; o Instituto Aequitas, Bipmar Telecomunicações, Epamig, Faema/Senar, Fiema/Senai, IBL Banda Larga Internet Informática e a Júpiter Telecomunicações e Informática.
O secretário de Agricultura de Imperatriz, José Fernandes Dantas, representando o prefeito Sebastião Madeira, colocou-se a disposição do Sebrae para as ações que serão desenvolvidas a partir da assinatura do acordo, objetivando o fortalecimento dos agronegócios no município e também em toda a região Tocantina.
“Aproveito para parabenizar o Sebrae pelo trabalho executado em torno do 10º Enel e também pelo Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul Maranhense, que busca o fortalecimento dos negócios locais”, comemorou.”E reforçamos que o nosso município se prontifica a contribuir cada vez mais no incremento de um setor que tem muito a crescer”, avaliou.
Mesma opinião do técnico agrícola Mauro Apinagé, do município de Sítio Novo do Maranhão. “São ações importantes e que geram resultados. Com o incentivo aos programas do agronegócio, aumentamos o fornecimento da matéria-prima e fazemos girar a economia da região”, ponderou.
Marcia Ferreira, gerente do projeto, ressaltou que o encontro alcançou os objetivos esperados, uma vez que possibilitou a reafirmação de parcerias para o desenvolvimento do agronegócio do leite na região. O gerente da regional de Imperatriz, Danilo Lisboa, agradeceu a presença dos parceiros e produtores presentes, frisando que “este é o momento de prosseguir com sucesso no desenvolvimento da região”, enfatizou.