Empresários, empreendedores e proprietários de pequenos negócios das cidades de Imperatriz e Estreito puderam conhecer as linhas de crédito especialmente voltadas para o fomento a micro e pequenas empresas oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentadas através do Seminário de Crédito realizado nos dias 8 e 9 de julho, em parceria com o Sebrae – através de sua unidade regional em Imperatriz.
Na cidade de Imperatriz, cerca de 60 empresários participaram da apresentação e, em seguida, esclareceram suas dúvidas diretamente com representantes do BNDES, bancos e agências bancárias que atuam na cidade. Na quinta-feira (08), 67 empresários compareceram à Câmara de Vereadores de Estreito para participar do seminário.
Os presentes puderam conhecer as formas de acesso aos serviços financeiros do banco, com a finalidade de obter recursos para investimentos, aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional através dos programas BNDES Automático e Finame - PSI. Também foram apresentadas as condições de taxas, prazos e outras garantias do cartão BNDES para investimento em bens de produção, insumos e serviços.
A apresentação foi comandada pelo representante do BNDES em Recife, José Lamartine, esclarecendo sobre todas as opções de crédito e os programas de financiamento diretos e indiretos, que mais se adequam às necessidades dos empreendedores de pequenos negócios. Ele ressaltou que a realização do seminário é disseminar informações necessárias ao crescimento deste segmento do mercado.
“O BNDES tem como uma de suas prioridades o apoio às micro, pequenas e médias empresas do país, em virtude do importante papel que elas desempenham na criação de empregos e na geração de renda no Brasil. A promoção desse seminário é justamente levar informação de nossos produtos e programas de financiamento em parceria com o Sebrae”, pontuou Lamartine.
O empresário de Imperatriz Paulo Lima, que é proprietário de uma loja de instrumentos musicais, destaca como foi esclarecedora a palestra por ter a oportunidade de conhecer soluções financeiras oferecidas pelo banco na área de inovação. “Já trabalho com o banco, mas nunca consigo alcançar todas as novidades que são oferecidas. Essa realização do Sebrae é gratificante porque nos aproxima da instituição e, assim, conhecemos outras opções que poderão ser usadas nos empreendimentos”, destacou Lima.
O secretário de Indústria e Comércio de Estreito, Clóvis Valadares, afirmou que a iniciativa do Sebrae proporcionou um encontro de negócios ao reunir tantos empresários. “Estreito é uma cidade que fomenta o empreendedorismo. Foi muito importante o Sebrae trazer essas informações reunidas em um seminário, para que os empresários pudessem conhecer as novas formas de movimentar seus negócios, com a utilização de programas de financiamentos”, avaliou.
A cada edição do seminário, o Sebrae convida agentes financeiros, entre eles bancos comerciais públicos, privados, bancos de desenvolvimento e agências de fomento, para que empresários de micro, pequenas e médias empresas tenham oportunidade de negociar apoio financeiro diretamente com representantes das instituições participantes.