Com o objetivo de levantar demandas para elaboração de plano de ação para o território, o Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em Imperatriz, realizou na última quarta-feira (23), no auditório do Sebrae no município, uma reunião estratégica de planejamento, que contou com a presença de representantes de 16 municípios da região tocantina e pré-amazônia maranhense.
Estiveram presentes cerca de 40 participantes, entre prefeitos, secretários e técnicos de agricultura municipais, além de representantes de instituições parceiras, como a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e entidades de classe.
Com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio, o alinhamento deu continuidade as ações realizadas pelo Sebrae e buscou traçar mecanismos para o aprimoramento das parcerias com os municípios, com dinâmicas de interação e contextualização.
“Nesse encontro buscamos compreender um pouco como os municípios estão ao longo do desenvolvimento dessas atividades, e eles puderam avaliar o nosso trabalho e pontuar suas demandas, considerando o que eles precisam e consideram que podem melhorar ao longo deste ano”, descreveu a gestora de projetos do Sebrae no Maranhão, Márcia Martins, que considerou o evento oportuno para integração e condução de trabalhos mais assertivos, conforme a peculiaridade de cada município.
Para o prefeito de Governador Edson Lobão, professor Geraldo Braga, o Sebrae é um agente catalisador para o empreendedorismo local e regional, com soluções inerentes a cada realidade. “O Sebrae é uma referência no empreendedorismo, nas novas tecnologias e nós viemos buscar essas estratégias e as diversas capacitações e oportunidades. Essa reunião foi um momento de discutirmos ações a serem implantadas em nossos municípios, sendo o Sebrae uma mola propulsora para o desenvolvimento de nossas realidades”, considerou Braga.
Expectativas
Para 2019 o Sebrae busca estreitar parcerias, buscar novos formatos e utilizar a sua expertise para alcançar melhores índices. “Temos expectativas significativas dentro do nosso conceito de Sebrae, de estarmos levando as nossas soluções e propondo melhorias, com o compromisso de fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio, com foco não somente na pecuária de leite e de corte, que é uma grande vocação destes territórios, mas como dinamizar ações em outros segmentos, como a agricultura familiar, piscicultura, dentre outros”, assegurou Marcia Martins.
O Sebrae, dentro da carteira do agronegócio, já definiu algumas atividades a serem exploradas durante os próximos meses. Considerando as soluções do Sebrae, a reunião destacou o Sebraetec, que é um programa de orientações especializadas e customizadas para implementar soluções de inovação, o Negócio Certo Rural, que é um programa de capacitação em planejamento e administração de pequenas propriedades rurais, a metodologia do Balde Cheio, dentre outras expertises.
Com base na explanação dos produtos Sebrae, os representantes dos municípios, montaram juntamente com consultores credenciados do Sebrae, um plano de ação proposto para ser desenvolvido em 2019.
“Agora, o próximo passo é fazermos uma devolutiva para eles, devolvendo a nossa interpretação daquilo que eles estão buscando, e a partir disso buscar essa integração em prol do desenvolvimento de cada município”, complementa Martins.
Para o secretário de agricultura do município de Campestre, Edidácio Lima, as expectativas são de crescimento e melhorias. “Campestre é um município promissor e acreditamos que buscando essas parcerias podemos melhorar o nosso mercado. O Sebrae é esse parceiro que trará a capacitação técnica e de gestão, que os nossos empreendedores rurais necessitam. A nossa expectativa é de junto construirmos um município mais competitivo e dinâmico neste segmento do agronegócio.
A secretária adjunta de Agricultura do município de São Francisco do Brejão, Socorro Tenório, sustentou a importância do Sebrae em proporcionar caminhos para o desenvolvimento regional. “O Sebrae é um dos parceiros mais importantes e sempre muito presente. A instituição busca melhorar cada município com a implantação de medidas próprias a cada realidade, com o fomento a consultorias técnicas, capacitações, e assim contribui para chegarmos a melhores resultados”, concluiu Tenório.
Os municípios participantes da ação foram: Açailândia, Amarante, Buritirana, Campestre, Cidelândia, Davinópolis, Governador Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, Senador La Roque, Sítio Novo do Maranhão, Vila Nova dos Martírios.
Comentários