Raimundo Primeiro

O Sebrae Maranhão lançou na noite desta terça-feira, 26, a sétima edição da Feira do Empreendedor, que este ano será realizada em Imperatriz, no período de 6 a 9 de novembro. O lançamento aconteceu no Centro de Convenções da cidade, onde o consultor de empresas Cláudio Forner – do Sebrae Nacional – ministrou palestra sobre a importância do Empreendedorismo para a economia nacional.
A Feira do Empreendedor, que acontece a cada dois anos, é destinada a empreendedores e empresários de pequenos negócios que buscam a abertura de novas empresas, a ampliação e a inovação dos pequenos negócios já em funcionamento, investidores, profissionais liberais, futuros empreendedores, além de buscar o apoio de instituições apoiadoras e geradoras de oportunidades de negócios.
O ato de lançamento oficial da Feira do Empreendedor Maranhão foi feito por Walter Monteiro Lobato, coordenador estadual do evento, que ressaltou a satisfação de apresentar o projeto da feira na segunda maior cidade do Estado.
“Apesar de acontecer pela primeira vez fora da capital, a feira continua sendo do Maranhão e o nosso objetivo, neste momento, é abrir uma agenda de negociação de reuniões com potenciais patrocinadores”, disse Walter, acrescentando que este é um projeto que precisa reunir esforços e estabelecer parcerias que criem efetivas oportunidades de geração de novos negócios.
José de Ribamar Morais, diretor técnico do Sebrae MA, apresentou o projeto executivo da feira, oportunidade em que mostrou os motivos que levaram a instituição a realizar o evento em Imperatriz.
De acordo com ele, a cidade de Imperatriz e região são responsáveis por cerca de 20% da população maranhense, respondem por 23,3% do PIB do Estado e passam, atualmente, por um momento promissor em termos de desenvolvimento econômico, através da instalação de investimentos que estão contribuindo para o crescimento de oportunidades nas várias cadeias de negócios e serviços.
José Morais destacou a grande receptividade do mercado local para ações de qualificação e melhoria da gestão e do conhecimento empresarial. “Imperatriz compõe um mercado de consumo em forte crescimento, com forte protagonismo da governança local, com uma alta demanda no setor de serviços e formalização de empresas individuais, também incentivado pelo Sebrae”, enfatizou o diretor.
A Feira do Empreendedor é destinada a empreendedores e empresários de pequenos negócios que buscam a abertura de novas empresas, a ampliação e a inovação dos pequenos negócios já em funcionamento, investidores, profissionais liberais, futuros empreendedores, além, evidentemente, de instituições apoiadoras e geradoras de oportunidades de negócios.
Os trabalhos de apresentação da Feira do Empreendedor, contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e da superintendente regional do Banco do Brasil, Priscila Requejo. Os dois reafirmaram seus respectivos apoios ao maior evento de empreendedorismo no Estado.
“É um evento que ganhou a simpatia da direção do Sebrae, que não reside na cidade, mas ainda assim decidiu que deve ser realizado aqui. Este evento deve contar com a ajuda de sua administração municipal”, observou. O prefeito foi categórico ao afirmar que o governo municipal estará junto na realização da feira. “Isso reflete a situação de uma cidade que inspira confiança e que o Brasil percebe o seu crescimento”, ressaltou.
O gerente da Regional do Sebrae MA em Imperatriz, que assume também a gerência de Relacionamento da Feira do Empreendedor Maranhão 2013, Danilo Lisboa Borges, frisou que o evento será realizada de forma compartilhada com os parceiros. “O Sebrae não vai fazer nada sozinho, a proposta é um desafio”, informou. “É um projeto que quer envolver a infraestrutura da cidade”, conclui.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Antônio Euclides Viêra, foi enfático ao agradecer o Sebrae pela iniciativa “O Sebrae jamais havia realizado este evento numa cidade do interior, somente nas capitais. Essa mudança é sinal de que esta cidade tem crescido ao longo dos últimos anos”, realçou.


MAIS SOBRE A FEIRA EM IMPERATRIZ
Local: Centro de Convenções de Imperatriz
Período: 6 a 9 de novembro de 2013
Público estimado: 15 mil pessoas
Capacitação: 8 mil pessoas
Orientação empresarial: 2 mil pessoas
Investimento: R$ 1 milhão 600 mil