Raimundo Primeiro
A Unidade Regional de Imperatriz do Sebrae-MA está com as inscrições abertas para o treinamento/workshop mais concorrido entre empresários e potenciais empreendedores interessados em aprimorar competências e talentos para os negócios e em fortalecer o espírito empreendedor.
Trata-se do Empretec - Programa para Empresários e Futuros Empreendedores, presente em mais de vinte países e desenvolvido no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro (terça-feira), em horário comercial, enquanto as entrevistas e seleção estão marcadas para o período de 18 a 23 do mesmo em curso.
Estímulo - Os candidatos classificados na seleção participarão do seminário que vem estimulando o surgimento de iniciativas empreendedoras e a criação de novas empresas, na sala de treinamentos da Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz.
Muitos potenciais empreendedores nem sequer ousam a começar um negócio próprio, por se julgarem sem aptidão ou habilidades suficientes para o bom êxito no universo empresarial.
O que não sabem é que as características de um empreendedor já se encontram em cada um e podem ser identificadas e desenvolvidas. Baruque Sousa, gestor de projetos do Sebrae em Imperatriz, explica que essa é tarefa do Empretec. "O curso é uma parceria do Sebrae com as Organizações das Nações Unidas, a ONU, voltada para o desenvolvimento de talentos empreendedores", diz.
Baruque ressalta que a metodologia do workshop, baseado em entrevistas, oficinas e vivências, tem estimulado mudanças comportamentais que se refletem no campo empresarial. As histórias de sucesso de pessoas que já passaram pelo curso se multiplicam por todo o Brasil, segundo Baruque.
"O Empretec é ofertado a quem deseja aprimorar seus talentos, ganhar novas habilidades para enfrentar o mundo dos negócios e até melhorar a postura diante dos desafios da vida de modo geral", reforça.
Transformação - O programa vem possibilitando a transformação de características comportamentais básicas relacionadas com a competência empreendedora, propiciando uma reflexão sobre o modo como o participante vem conduzindo seus negócios e até a sua vida pessoal, estimulando-o a uma autoanálise e à descoberta de meios de melhorar o seu desempenho.
Empresários participantes de edições anteriores do Empretec em Imperatriz afirmam que, após o treinamento, conseguiram perceber uma mudança repentina em suas maneiras de lidar com o dinâmico mundo dos negócios.
Um deles é Jeová de Jesus Costa, que participou do curso em 2012. Ele conta que o workshop teve uma atuação marcante em sua vivência, por apresentar uma visão totalmente oposta daquela que tinha em relação à área da atividade comercial que atuaria. E em um futuro não muito distante.
Menos de um mês de conclusão do curso, o empresário montou, com um sócio, uma loja especializada na venda de tintas imobiliárias. "Os negócios estão andando, mas confesso que, antes do Empretec, não sabia como agir corretamente, nem mesmo em que ramo atuaria empresarialmente", relembra.
Empresário indica seminário
Hoje, no entanto, o empresário aconselha outros empreendedores a participarem do workshop em Imperatriz. Jeová avalia como positiva a iniciativa do Sebrae em realizar, através da parceria firmada com a ONU, o seminário no Brasil. De acordo com ele, o treinamento conseguiu atingir as expectativas do mercado local. "Foi o que constatei durante a edição do curso que participei", conclui.
Como participar - Mais informações sobre o Empretec, na Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, na Rua Alagoas, 300, bairro Juçara, por meio do telefone (99) 3525-2254, com Baruque Costa.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14927
Comentários