A Oficina Canvas treinou 25 participantes para usar uma ferramenta de inovação no gerenciamento estratégico de empresas.

A Unidade Regional do Sebrae em Imperatriz, realizou em sua sede a oficina “Canvas”, que orientou empresários e futuros empreendedores a utilizarem o modelo de negócios Canvas, uma ferramenta de inovação no gerenciamento estratégico das empresas. Ao todo, 25 participantes desenvolveram modelos de negócios, visualizando as principais funções de um empreendimento.
A formação foi ministrada pela consultora do Sebrae, Maria de Jesus Silva, que conduziu os dois encontros por meio de exposições orais interativas, vídeos, estudo de casos e orientou os participantes a estruturarem seu próprio  modelo de negócio, na criação, diferenciação e inovação de novos empreendimentos, em uma metodologia de vivência bastante prática.
“A ferramenta Canvas é extremamente útil para modelar negócios, dispondo de estratégias que facilitam a identificação de todos os aspectos das empresas. Nesse processo de desenvolvimento de idéias, eles trabalharam todos os setores dos negócios idealizados e puderam identificar as necessidades de cada”, explicou.  
Na oficina foram trabalhados nove aspectos, considerados fundamentais para planejar e estruturar empreendimentos: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, receitas, recursos-chaves, atividades principais, estrutura de custos e a composição do quadro do modelo de negócios.
Para o participante Jair Pinheiro de Souza, que é empreendedor há cinco meses, a formação o ajudou a repensar seu empreendimento de uma maneira mais criativa, aumentando as chances de ter sucesso.
“Trabalhei muitos anos no ramo de autopeças, agora que abri meu próprio negócio, necessito acompanhar os avanços que irão me ajudar a conquistar mais clientes e fazer o diferencial em um mercado competitivo. Essa oficina mostrou-me uma nova visão sobre os negócios”, afirmou Souza.