Visando despertar o universo do empreendedorismo desde cedo na juventude, como uma das estratégias de inclusão social e possibilitar o acesso ao mercado de trabalho, o Sebrae Maranhão, por meio da regional em Imperatriz, realizou o curso Crescendo e Empreendendo para alunos do ensino médio, da escola Marly Sarney - Sesi em Imperatriz. A ação faz parte de uma parceria celebrada entre o Sebrae e o Serviço Social da Indústria (Sesi) no Maranhão.
A formação certificou 43 alunos, integrantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep), que participaram recentemente do curso, realizado na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) de Imperatriz.
Por meio de três encontros, a formação trabalhou as atitudes empreendedoras nos participantes, assim como assuntos voltados para o empreendedorismo na vida e no mundo dos negócios, dentre outros assuntos.
A estudante do 1º ano, Vivian Vidal Araújo, 15 anos, destacou que a capacitação foi necessária para sua vida pessoal e abriu a mente aos desafios do futuro, no lado profissional.
"O curso de empreendedorismo foi importante na minha vida pessoal e profissional, pois com ele aprendi a trabalhar em grupo, a saber administrar os negócios, ser mais econômica, colocar meus pensamentos para aprimorar minha criatividade e a superar meus limites. Senti que cresci, com a ampliação dos pensamentos e aprendi como criar a própria empresa, a colocar no papel e como ser uma líder melhor. Todos esses conhecimentos foram importantes, ajudou-me com minhas características e a buscar mais atitudes empreendedoras", comemora Vivian.
A formação Crescendo e Empreendendo faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE), e tem como objetivo fomentar nos jovens, de 15 a 18 anos, a identificação de oportunidades, por meio da adoção de atitudes empreendedoras, fazendo com quem aprendam a sistematizar diferentes conhecimentos e transformar seus objetivos em realidade.
"O Sebrae no Maranhão está inserindo conhecimentos nos jovens para que possam ter acesso ao empreendedorismo, mercado atual, e vejam as possibilidades desde o ensino médio, despertando características e introduzindo conhecimentos importantes na vida futura profissional", explica o gestor de projetos do Sebrae em Imperatriz, Alysson Santos e responsável pela ação.
Para a coordenadora do ensino médio (Ebep) do Sesi em Imperatriz, Wilany Costa Franco, a formação foi uma oportunidade única que nossos alunos tiveram para se descobrirem enquanto empreendedor, a despertar habilidades. "Muitas vezes eles levam bombons e bolo de casa para venderem na escola, é algo que desenvolvem sem saber a importância por traz disso, então o Sebrae chega em boa hora, trazendo informação de como fazer, porque fazer e mostrando na prática o que é empreender", aponta Wilany.
Dentre os benefícios que o curso Crescendo e Empreendendo proporciona aos jovens, está a capacidade de buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração, avaliando sua atual condição, e a partir disso, buscar tomar decisões quanto a possíveis mudanças, compreendendo também o trabalho como elemento fundamental da vida humana.
A estudante Ruth Oliveira Brito, 15 anos, acredita que o curso somou muito para sua vida. "A formação abriu minha cabeça para que tenha novos horizontes, que tenho de pensar em meu futuro, e estar totalmente preparada para o mundo do trabalho que me aguarda", celebra.
A capacitação e entrega de certificados aos alunos, foram realizadas na unidade do Senai em Imperatriz, e contou com a participação de docentes do ensino médio (Ebep) e da equipe técnica da regional do Sebrae em Imperatriz.
Parceria
A parceria entre o Sebrae no Maranhão e o Serviço Social da Indústria (Sesi) está levando educação empreendedora a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio dos colégios Sesi em todo estado. A ação integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que é desenvolvido pelo Sebrae em todo País.
As metodologias são trabalhadas transversalmente durante todo o 2º semestre do ano letivo.
De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Sebrae tem buscado parcerias com diversas instituições de ensino e prefeituras municipais para que possa ampliar o alcance do PNEE no Maranhão. "O comportamento empreendedor deve ser estimulado, uma vez que se trata de um saber essencial para a inserção no mercado de trabalho. Também entendemos que é uma forma de mudar a realidade das pessoas", ressaltou Martins.
Comentários