
A Regional do Sebrae de Imperatriz recebeu na última sexta-feira (21), no auditório de sua sede, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, para assinatura do termo de adesão ao sistema RedeSim na cidade, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema). Na ocasião, participaram representantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Receita Federal e demais entidades envolvidas com o sistema Redesim.
Estiveram presentes também no encontro o presidente da Câmera de Lojistas de Imperatriz (CDL), Francisco Silva Almeida; a coordenadora da Sala do Empreendedor, Benedita Gonçalves; o representante do Governo do Estado, Rafael Heringer; o delegado da Receita Federal, André Luís de Albuquerque; o secretário adjunto da Secretaria da Fazenda e da Gestão Orçamentária, Francisco Jefferson Alves de Sousa; o representante do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão, João Neto Franco; dentre outros.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que no Maranhão recebeu o nome de Empresa Fácil, é um sistema que pretende desburocratizar o processo de legalização das empresas, facilitando a abertura, fechamento e alteração do registro mercantil, através de um portal, em que os usuários poderão ter acesso a todos os serviços. A ferramenta pretende integrar todos os órgãos envolvidos de maneira simplificada e mais acessível.
O sistema visa proporcionar um ambiente virtual de negócios mais favorável, de incentivo a economia do estado, facilitando o processo de abertura de empresas que poderá ser feito em dois dias. Os presentes na reunião, puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre a ferramenta, que foi comandada pela gestora de projetos do Sebrae, Márcia Martins e o consultor jurídico do Sebrae, Iomar Rodrigues.
“Esse sistema irá beneficiar os empreendedores do município, que vai integrar todos os órgãos que trabalham com registro e alteração de empresas, em um mesmo ambiente, resultando assim em benefícios para os empresários e agilidade, sem burocratização”, explicou o consultor Iomar Fernandes.
Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a ferramenta vai permitir mais rapidez ao contribuinte e à administração pública de modo geral. “É um avanço para nossa região, pois o empresário poderá fazer os serviços de regularização e alteração de suas empresas de maneira mais rápida e fácil”, destacou.
A gestora de projetos do Sebrae, Márcia Martins, enfatizou a importância da adesão ao projeto, na busca de melhorias para os empreendedores da região e da parceria do Sebrae, por meio da unidade de Políticas Públicas. “Estamos com essa parceria que certamente trará benefícios para Imperatriz e demais municípios de nossa região, que resolveram fazer parte do projeto. É um sistema que pretende dar mais mobilidade a legalidade da empresa. A unificação de todos os órgãos envolvidos nesse processo, é fundamental para o sucesso do empreendedor de modo geral”, finalizou.
De acordo com o cronograma do sistema Empresa Fácil na região, está agendado para o período de 2 a 4 de setembro, em Imperatriz, o treinamento de capacitação com os servidores que utilizarão a rede.
Comentários